Em parceria com cientistas da USP, estudantes da Etec de São Sebastião desenvolvem 'biocida' para controlar coral invasor



Postado em: 17/12/2023


Os estudantes da Etec de São Sebastião, Eduarda Espindola Silva, Gusthavo Marques Dantas Pereira de Araújo e Kauê Câmara Leal de Oliveira, que cursam o Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM) em Meio Ambiente, desenvolveram um projeto de pesquisa em parceria com cientistas do Centro de Biologia Marinha da USP (CEBIMar). O trabalho dos estudantes integrou as pesquisas na área de bioinvasão em ambientes marinhos, e teve como foco o desenvolvimento de um produto biocida com capacidade de matar colônias de um coral invasor, o Coral-Sol.

Esse animal teve uma rápida proliferação pelo litoral brasileiro e compete com espécies nativas, gerando um desequilíbrio ecológico. Os alunos desenvolveram uma pasta aderente que foi testada em colônias do Coral-Sol, mantidas em laboratório.  A pasta foi desenvolvida com princípios ativos que promoveram a necrose tecidual e a morte dos corais. Os resultados foram publicados no Trabalho de Conclusão de Curso dos estudantes, intitulado: "Desenvolvimento de Produto Biocida para Aplicação no Controle da Bioinvasão pelo Coral Sol". 

Uma próxima etapa do trabalho é a realização de experimentos para avaliar a eficácia do produto in loco, em costões rochosos que estão infestados com esse coral invasor. O projeto foi orientado e supervisionado pelos professores Dr. Fernando Freitas de Oliveira e Msc Raquel Graffin, da Etec de São Sebastião, e pelos pesquisadores Drª Maria Soledad Lopez e Dr. Sérgio Augusto Coelho de Souza, do CEBIMar.

Coral-sol

O coral-sol, denominação dada aos corais do gênero Tubastrea,  originários do Oceano Pacífico, é uma categoria de organismos invasores da costa brasileira e outros locais banhados pelo Oceano Atlântico. No Brasil são encontradas duas espécies Tubastrea coccinea e Tubastrea tagusensis, ambas têm gerado preocupação devido à rápida proliferação e estabelecimento de competição com espécies nativas. Até o presente momento, o controle dessa infestação envolve métodos trabalhosos e dispendiosos, como a remoção manual por mergulhadores. Buscando contribuir com o desenvolvimento de métodos alternativos para o controle do coral-sol, o presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de um produto com propriedades biocidas, com foco na aplicação de em colônias de coral-sol.

O biocida

O produto desenvolvido foi uma pasta produzida com ingredientes acessíveis e de fácil disponibilidade no mercado. Foram produzidas duas versões do produto, uma tendo como principal ingrediente o extrato de Avelós (Euphorbia tirucalli) e outra com hidróxido de sódio. Para avaliar o potencial efeito biocida das pastas, tsestes laboratoriais foram feitos com a aplicação do produtos em colônias de coral-sol, mantidas em aquários. Com os resultados obtidos nos testes de aplicação das pastas para verificação do potencial biocida em pólipos de coral-sol, foi possível concluir que as formulações de 10% e 5% de soda-cáustica demonstraram mais eficácia no processo de necrose de tecidos e gerando maior mortalidade de colônias.



Últimas Notícias