Camila Migliorini/PMI

Após forte chuva, Ilhabela contabiliza estragos e prefeitura faz operação de limpeza



Postado em: 31/12/2021


A Prefeitura de Ilhabela iniciou, na manhã desta sexta-feira (31), uma megaoperação após as fortes chuvas de quinta-feira (30) e que causaram diversos transtornos aos moradores e turistas. “Envolvemos diversas secretarias nas ações para colocar a cidade em ordem, desde Planejamento e Gestão Estratégica responsável pela Defesa Civil e o Departamento de Trânsito, Serviços Urbanos, Esportes e Desenvolvimento Social. Cada colaborador faz a diferença neste momento”, declarou o prefeito Toninho Colucci.

Desde às 7h, dessa sexta-feira (31), as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos trabalham na limpeza das ruas. Na região entre o Reino e a Água Branca há diversos funcionários operando inclusive com máquinas, para a remoção de lama e concreto e galhos de árvores. Entre o bairro da Barra Velha e Perequê há um caminhão pipa realizando a lavagem das ruas. As equipes já passaram também pela Vila e Engenho D’ Água. Outros bairros atingidos também receberão as equipes.

Durante as chuvas foram registradas 22 ocorrências. Segundo a Defesa Civil, a maioria era sobre alagamentos. Há registros também de queda de árvores em fios e deslizamento de terra.

Em decorrência da chuva, um muro localizado no bairro do Itaquanduba, sofreu movimentação e receberá ainda hoje uma visita técnica de um engenheiro e da Defesa Civil. A Prefeitura informa que duas famílias precisaram sair de suas residências e foram realocadas, uma na casa de parentes e a outra para a “Casa do Caiçara” (Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social).

Na região da Vila foram registrados 176,2mm de chuva. Já na região da Barra Velha, Água Branca e Reino o pluviômetro marcou 174,3mm. Estavam previstos 120mm de chuvas fracionadas entre os dias 29 e de dezembro e 2 de janeiro. 

Mais chuvas

A Defesa Civil Estadual divulgou nesta sexta-feira (31), que as instabilidades vão continuar predominando em todas as regiões do Estado de São Paulo. A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica próximo à costa favorecerá as condições para a formação de nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva e trovoadas em todo o território paulista. Essas precipitações virão acompanhadas por raios, rajadas de vento e até mesmo queda de granizo em pontos isolados, principalmente na Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba, Litoral Norte, Baixada Santista e na Região Metropolitana de São Paulo. Haverá risco para deslizamentos, desabamentos, enchentes, alagamentos e ocorrências relacionadas com raios e vento.



Últimas Notícias