Em Ilhabela, médicos e enfermeiros participam de palestra sobre a Dengue



Postado em: 28/03/2014


Ilhabela - 28/03/2014 - Médicos, enfermeiros e profissionais ligados ao combate à Dengue em Ilhabela se reuniram estam semana, na sede da Secretaria de Turismo e Fomento, para discutir as ações de prevenção e os métodos de combate ao mosquito aedes aegypti. Aproximadamente 20 pessoas compareceram as palestras da médica Dra. Ana Cláudia Chaguri Lopes, do Grupo Vigilância Epidemiológica (GVE) de Caraguatatuba, e do médico intensivista do Hospital Mário Covas de Ilhabela, Dr. Alexandre Librantz.

Até o momento, Ilhabela tem 80 casos confirmados. Outros 59 exames tiveram resultado negativo e 387 pessoas aguardam a análise.

A Prefeitura tem realizado diversas ações de combate à Dengue no município. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde vêm trabalhando para a diminuição dos casos de Dengue na cidade, comunicando à população que com cuidados simples a doença pode ser evitada. A população já conhece bem os principais modos de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue. Cada um tem que fazer sua parte, pois em 90% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências.

A Dengue é uma doença infecciosa febril, transmitida por um mosquito e dura em torno de dez dias. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos. São quatro tipos, o mais grave é o sorotipo 4. Caso sinta os sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Confira algumas orientações do Ministério da Saúde:

- Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual;

- Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

- Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;

- Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;

- Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o posto de saúde mais próximo.

- Faça a checagem toda semana e não deixe que o mosquito se multiplique. Ele leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso o ideal é que cada um faça sua parte e se junte nessa luta contra a doença.



Últimas Notícias