Tradições caiçaras são debatidas em encontro do Cine Navegador em São Sebastião



Postado em: 28/04/2018


O Cine Navegador reuniu nesta semana aproximadamente 80 pessoas para assistir ao documentário "Caiçaras - às margens do Brasil", recebidas com combinações da culinária tradicional caiçara: café de garapa e batata doce. Para o habitual debate após o filme, a convidada especial Priscila Siqueira abordou o seu trabalho que trata o compromisso humanitário.

O projeto é desenvolvido pelo Ponto de Cultura Brasil Vivo e o Circo Navegador, nesta edição ganhou valiosas parcerias vindas da sociedade civil organizada, o Coletivo Caiçara de São Sebastião e a ONG Chão Caiçara, entidades que atuam em conjunto pela preservação e difusão da cultura tradicional e garantia dos direitos assegurados às comunidades tradicionais. "Foi muito marcante e emocionante ver a presença da comunidade caiçara ocupando as arquibancadas do Circo Navegador e fazendo um debate de alto nível de conteúdo", destaca Luciano Draetta, diretor do Espaço e coordenador do projeto.

O documentário Caiçaras - Às margens do Brasil, de Guilherme Rodrigues, abordou a vida e a cultura da população caiçara que reside no litoral sul do estado do Rio de Janeiro e em várias comunidades espalhadas por toda a costa do estado de São Paulo. O trabalho revela os fatores que colocam em risco suas tradições, como turismo excessivo, especulação imobiliária, grilagem de terras, implantação de parques de conservação em locais habitados tradicionalmente por esse povo e ameaça da indústria petrolífera com a atual exploração dos campos de pré-sal.

"O filme inspirou um diálogo maravilhoso entre o público, a obra e nossa querida e amiga Priscila Siqueira, que trouxe uma visão histórica da vida caiçara, marcada por perda de território, de identidade, e ao mesmo tempo, por uma grande força de resistência popular" avalia Vanessa Stropp, coordenadora do projeto. O Cine Navegador é um projeto cineclubista que tem como objetivo central exibir filmes e, a partir deles, provocar reflexões nas pessoas. Com isso busca estimular a criação de um público crítico e simpatizante ao cinema, além de possibilitar a realização de diálogos entre os participantes.

A programação é realizada pelo o Instituto de Memória Brasil Vivo em parceria com o Circo Navegador e conta com um acervo próprio formado por aproximadamente 200 filmes da Coleção do Cinema Brasileiro Contemporâneo, cedida pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), bem como outras obras nacionais e estrangeiras.



Últimas Notícias