Ki-Fogo, a mais antiga agremiação da cidade, conta a relação do homem com o fogo



Postado em: 25/02/2014


 

Foto: Luciano Vieira/PMSS

Ki-Fogo, a escola de samba mais antiga, quer o título do Carnaval sebastianense

São Sebastião-25/02/2014 - A mais tradicional escola de samba de São Sebastião, a Ki-Fogo do Pontal da Cruz, traz para a Rua da Praia este ano, a relação do homem com o fogo. A agremiação que nos últimos anos sempre esteve entre as campeãs, acredita em mais um título e luta para manter a boa fase no Carnaval sebastianense. O desfile da escola deverá vir com uma dose de forte emoção e homanegens ao seu fundados e presidente de honra, Walter Frederico, falecido recentemente.

Neste ano, a agremiação vem para avenida com o enredo, “Ki-Fogo não é Fogo de Apagar”, retratando a relação do homem com o fogo.  Passando, desde a descoberta do fogo nos primórdios da humanidade à mitologia grega, do fogo em Roma, ao fogo da paixão até a fênix que renasce das cinzas.

Segundo Willer Frederico Borges, presidente da escola, um dos destaques esse ano será a bateria, comandada pelo mestre Erik Macedo e pela rainha Mariana Bombom. “A bateria sem dúvida vai ser um destaque interessante da escola; eles vem fantasiados de soldados romanos, inspirados na tropa de Júlio César.  Vai ser bem legal”, disse. A letra e música é de Thiago Corrêa.

A escola conta esse ano com 570 componentes. As fantasias e alegorias são de uma comissão de carnaval.

A Ki-Fogo nasceu em 1975 como bloco de embalo, em 1978 virou escola de samba, mas o primeiro título no Carnaval de São Sebastião veio em 1985 com o enredo “Zumbi dos Palmares”. Logo em 1993, com o Carnaval disputadíssimo, venceu novamente com o enredo “As Quatro Estações do Ano”. Após anos sem títulos, em 2004 foi campeão do extinto grupo de acesso com a maior pontuação do Carnaval naquele ano.

Em 2008, surpreendeu os sebastianenses e voltou a vencer o título do Carnaval na cidade. Dai pra frente, sempre esteve no desfile das campeãs, com o primeiro ou segundo lugar. Apenas em 2010, a escola não esteve na apoteose, ano em que foi mais pontuada, por conta de uma punição que a eliminou da disputa pelo título.

Serviço: Os interessados em comprar fantasias ou participar dos ensaios, podem se dirigir ao prédio da Sampoc (Sociedade Amigos do Pontal da Cruz), na rua São Nicolau, 625, Pontal. Os ensaios acontecem de segunda a quinta a partir das 21h.



Últimas Notícias