Divulgação/PMSS

1ª Copa Sebastianense de Capoeira vai reunir mais de 200 atletas de todo o país neste final de semana



Postado em: 03/10/2019


A 1ª Copa Sebastianense de Capoeira acontece neste fim de semana (5 e 6), na Escola Estadual Walkir Vergani, em Boiçucanga, na Costa Sul do município, com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes e as chancelas da Federação Paulista (FPC), Confederação Brasileira e International Association Capoeira (ICA), sob o aval do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  

Segundo o organizador, professor de Educação Física e mestre de capoeira, José Alberto da Silva Júnior (Mestre Macaco), a copa integra o Encontro de Amigos do Esporte (EAE), realizado há 16 anos em São Sebastião. A competição será demonstrativa para as novas regras determinadas pelas federações Paulista, Brasileira, ICA e COB.

A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com as entidades de capoeira, também vai oferecer uma capacitação para formação de árbitros, no sábado (5), na escola Walkir Vergani, às 9h. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (4) pelo link: https://forms.gle/TPz3M48q9i6QG8GM8. Os 60 primeiros inscritos farão o curso gratuitamente, após este número, será cobrado o valor de R$ 150,00.

Já no domingo (6), haverá demonstrações de lutas, palestras gratuitas e entrega de graduações para 100 crianças e adolescentes do Instituto Jogo e Ginga, criado em 2003 pelo Mestre Macaco.

Entre as cidades participantes, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, além de Bertioga, Guarujá, Paraty (RJ), Resende (RJ), Juiz de Fora (MG) e representando a cidade de Tijuana (México), o capoeirista, Manoel Damascena Bonfim, conhecido como Du Bugre. A estimativa é de mais de 200 atletas.

Um dos maiores nomes mundiais do esporte e Presidente da Federação Paulista de Capoeira, Valdenor Silva dos Santos já confirmou presença. "Será uma honra receber o Mestre Valdenor, um dos maiores nomes da Capoeira mundial. Sem falar que o curso para árbitros vai trazer um imenso ganho para os futuros profissionais que poderão trabalhar, nos Jogos Regionais, Abertos e diversas competições nacionais", destacou Mestre Macaco.

Serviço:
1ª Copa Sebastianense de Capoeira
Datas: 5 e 6 de outubro (sábado e domingo)
Horário: das 8h às 17h
Local: Escola Estadual Walkir Vergani
Endereço: Praça Elpidio Romão Teixeira, 220, em Boiçucanga



Últimas Notícias