São Sebastião reforça ações contra o sarampo em bebês de 6 meses a 1 ano



Postado em: 10/09/2019


Atendendo a recomendação nacional do Ministério da Saúde de reforçar as ações contra o sarampo no Brasil, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, está aplicando uma dose da vacina sarampo-caxumba-rubéola (SCR) em bebês de seis meses a um ano desde o dia 23 de agosto. A ação está sendo feita em todas as unidades de saúde do município.

A aplicação de uma dose da vacina contra sarampo-caxumba-rubéola (SCR) está sendo feita em todas as unidades de saúde do município. Segundo a Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal do sarampo no ano de 2018 foi de 98%, portanto é necessário manter os altos índices de cobertura com objetivo de conter uma epidemia. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida foi adotada visando à prevenção do público infantil, considerando a vulnerabilidade de casos graves e óbitos nessa faixa etária e seguirá até segunda ordem.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 13 estados estão em situação de surto ativo de sarampo este ano e foram confirmados quatro óbitos por sarampo no Brasil, três no Estado de São Paulo e um no Estado de Pernambuco. Três óbitos ocorreram em menores de 1 ano de idade e um em um indivíduo de 42 anos. Apenas um dos casos era do sexo feminino e nenhum era vacinado contra o sarampo.

A Vigilância Epidemiológica de São Sebastião esclarece que a dosagem deve ser considerada como "Dose Zero". A criança dessa faixa etária que tomar a vacina agora precisará voltar a se vacinar com a tríplice viral no calendário normal, ou seja, aos 12 meses (1ª dose) e aos 15 meses para aplicação do reforço com a tetraviral, que protege também contra varicela.



Últimas Notícias