Ilhabela intensifica aplicação de larvicida: 3 mil pontos registrados



Postado em: 14/02/2018


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, e a Sucen, voltaram a intensificar a aplicação do larvicida BTI (Bacillus Thuringiensis Israelensis), após o período de chuvas constantes que acometeu toda a região do Litoral Norte. A intensificação é necessária para romper o ciclo larvário do borrachudo.

“Com as chuvas o volume de água nas cachoeiras, córregos e rios aumenta e elimina rapidamente o larvicida aplicado, rompendo o cronograma vigente. Com a quebra desse ciclo o borrachudo se desenvolve e temos o incomodo das picadas”, explicou Jair dos Santos Plácido, supervisor da Sucen de Ilhabela.

Para o prefeito Márcio Tenório essa quebra do cronograma na aplicação do produto é passageira. “Apesar das chuvas, não chegaremos ao ponto que estávamos até o mês de dezembro, quando ficamos alguns meses sem o BTI. Os agentes da Sucen já estão retomando e intensificando as aplicações para que o mosquito não seja novamente um problema para munícipes, moradores e veranistas”, declarou Tenório.

Desde o mês de março de 2017, a Prefeitura é responsável pela compra e aplicação do produto, que é seguro e não agride a saúde de pessoas, animais ou plantas. O controle é realizado há muitas décadas, mas é a primeira vez que ele é custeado pelo município, que recentemente adquiriu três mil litros do BTI, que irá suprir a demanda por um ano, já que são utilizados cerca de 250 litros por mês.

Os 24 agentes da Sucen aplicam o inseticida a cada 15 dias em centenas de cachoeiras, totalizando mais de três mil pontos, inclusive nas comunidades tradicionais da Baía de Castelhanos, Bonete, Sombrio e Indaiúba.



Últimas Notícias