Junta Militar espera pelos jovens para o alistamento obrigatório



Postado em: 17/02/2014


 

Foto: Halsey Madeira/PMSS

Cerimônia de juramento à Bandeira do ano passado

São Sebastião-17/02/2014 - A Junta Militar em São Sebastião já está de portas abertas a espera dos jovens nascidos em 1996 e que, portanto, estão em idade prevista para o alistamento militar obrigatório. Em São Sebastião, com a unificação das Forças Armadas quanto ao alistamento, os jovens são direcionados aos quadros da Marinha de Guerra.

 De acordo com Tânia de Fátima Fabbro Ferreira, encarregada da unidade que atende na região central da cidade, no ano passado foram aproximadamente 900 os jovens alistados pela Junta local.
O não alistamento no Serviço Militar resulta em diversas implicações e proibições, pois sem o documento de dispensa são negados os direitos de tomar posse em concurso público, de receber prêmio em loteria e de registrar o diploma de nível universitário. Também fica impossível tirar passaporte e título de eleitor, bem como conseguir uma vaga no mercado de trabalho. “Portanto, é muito importante que os jovens nos procurem o quanto antes”, salientou a encarregada da Junta Militar no município.

Vale lembrar que existe o serviço militar e o serviço militar de carreira. No primeiro o alistado pode, se possível, renovar a sua permanência nas Forças Armadas em até sete anos, contando este tempo apenas para aposentadoria. Já o serviço de carreira é feito apenas pelos aprovados em qualquer academia militar existente.
Segundo informações, os aprovados no serviço militar podem tirar soldo de mais de R$ 900,00 mensais e tem chance de aprender informática, telecomunicações, mecânica e auxiliar administrativo.
Para fazer o alistamento militar, o jovem deve ter em mãos os seguintes documentos: certidão de nascimento (original e cópia); RG (original/ com foto); comprovante de residência (original de contas de água-luz-telefone no próprio nome ou no nome dos responsáveis); duas fotos recentes (3x4) e, CPF (original) se tiver.

Certificado

Os jovens que pediram a dispensa do serviço militar em São Sebastião têm até o final de março para dirigirem-se à Junta Militar e efetuarem a retirada do certificado emitido pelo Ministério da Defesa entre os anos de 2012 e 2013. Após esta data, todos os 100 documentos serão incinerados pelo órgão.

A relevância do certificado pode ser observada nas implicações e proibições impostas, levando-se em consideração que sem o documento o requerente não terá como comprovar estar quite com o serviço militar, ato obrigatório no Brasil.

Serviço: O atendimento é feito de 2ª a 5ª feira das 8h30 às 12h30 à rua Capitão Luís Soares, 491, sala 2, Centro. O alistamento termina em 30 de junho e a retirada dos certificados para aqueles que se alistaram no ano passado deve ser feita até o final de março.



Últimas Notícias