Incêndio atinge morro do Porto Grande e assusta moradores



Postado em: 07/02/2014


 

Foto: Ronaldo Kotscho/Colaborador

São Sebastião-07/02/2014 - Um incêndio, que teve início por volta das 10 horas da manhã desta sexta-feira (07/02), destruiu grande parte de vegetação nativa no morro, no trecho entre o Porto Grande e a Praia Deserta. O fogo chegou perto de várias casas, assustando os moradores.

O incêndio, provavelmente de orgiem criminosa, teve início por volta das 10 horas. Devido ao tempo seco e o forte calor, o fogo se alastrou rapidamente. Imediatamente, foram acionados pelos moradores o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Uma fuligem (ou queima) se espalhou pela região central da cidade.

Foram utilizadas três viaturas dos Bombeiros, com apoio de Ilhabela e Caraguatatuba, coma atuação de cerca de 10 homens. A Defesa Civil também contou com o reforço de uma equipe da Costa Sul.

Depois de várias horas no combate ao incêndio, as equipes debelaram as chamas que consumiram grande parte do morro no Porto Grande, na região central da cidade. Porém, sem descanso, os homens da Defesa Civil e dos Bombeiros seguiram para a Topolândia, onde está concentrado o maior índice populacional, visto que a área é formada ainda por dois bairros vizinhos: Olaria e Itatinga. “Fomos chamados para atender a ocorrência e mal acabamos o trabalho, recebemos novo chamado, no Morro do Abrigo, atrás da captação da Sabesp, que também apresentou um foco de incêndio”, disse  o chefe da Defesa Civil, Carlos Roberto dos Santos, o Carlão.

De acordo com ele, há algumas medidas preventivas que devem ser tomadas pela população nesta época de estiagem, como por exemplo, não limpar terrenos ateando fogo em entulhos e podas e não jogar tocos de cigarros acessos na mata. “Quem faz isso procede de forma perigosa colocando em risco sua vida e a de outros também, pois o fogo pode sair do controle e se alastrar provocando grandes incêndios. Evitar atitudes como esta é  importante. É preciso que haja consciência, sempre”, frisou Carlão.

Foto: Josiane Carvalho/PMSS

Foto: Ronaldo Kotscho/Colaborador



Últimas Notícias