Em entrega de Rancho de Pesca, Ernane cobra da Petrobras alterações no sistema de arrecadação do petróleo



Postado em: 06/02/2014


Foto: Halsey Madeira/PMSS

Prefeito aproveitou para cobrar da Petrobras alteração no sistema de arrecadação na atividade do petróleo

São Sebastião-06/02/2014 - O prefeito Ernane Primazzi (PSC) cobrou da Petrobras, durante cerimônia de entrega do rancho de pesca no Pontal da Cruz, a necessidade das alterações no sistema de arrecadação e distribuição de valores aos municípios que contam com atividades petrolíferas. Os ranchos foram reformados pela estatal como forma de compensação ambiental exigida pelo Ibama.
De acordo com Primazzi, nos últimos anos a empresa tem diminuído o percentual de repasse do produto movimentado na cidade. “O primeiro beneficiamento que o petróleo recebe acontece aqui na cidade quando se separa a água do óleo. Por conta disso, queremos que ele seja valorado na região tendo em vista que hoje este benefício fica exclusivamente com as refinarias”, explica.
Ainda de acordo com o prefeito, a queda nesta arrecadação (ICMS) dificulta cada vez mais a prestação de serviços. “Estamos em constante conversa com o Sérgio Machado (presidente da Transpetro) cobrando dele o que será feito na cidade como compensação de todas estas obras que vem sendo estudadas pela empresa”, frisou. 
Em relação à entrega do novo rancho de pesca, Primazzi avaliou positivamente a conquista dos pescadores artesanais da cidade. “Esperamos sinceramente que este rancho seja utilizado pela comunidade da pesca da melhor maneira possível e que este ano tenhamos uma boa safra de tainhas”, brincou. Além do rancho localizado no bairro do Pontal da Cruz foi entregue no mesmo dia o espaço reformado para os pescadores do bairro da Enseada.
Para o presidente da Associação Amigos da Pesca do Pontal da Cruz, Joselito Euzebio de Moraes, o Tito, conseguir trabalhar em um espaço, totalmente revitalizado facilitará bastante a vida dos pescadores. “Hoje estamos inaugurando um espaço que custou uma luta muito grande dos pescadores artesanais e graças a Deus e a ajuda da Prefeitura deu certo. Estamos muito felizes e eu espero que esta luta não pare por aqui, ainda temos muito o que cobrar da Petrobras” comentou.
Desde o final do ano passado, uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e a Petrobras iniciou uma significativa reforma nestes ranchos. As obras fazem parte de reivindicações antigas dos pescadores artesanais e integra uma das ações de compensação ambiental exigida à petrolífera.
No Pontal da Cruz, o espaço foi ampliado e conta com nova estrutura de cobertura, piso, armários e banheiro. Na Enseada o espaço conta com características diferenciadas por conta da particularidade do local que também é utilizado para o comércio do pescado.
 



Últimas Notícias