Manifestação contra aumento do IPTU interrompe sessão de Câmara



Postado em: 05/02/2014


 

Fotos: Radar Litoral

O clima ficou tenso na Câmara de São Sebastião

São Sebastião-04/02/2014 - A sessão da Câmara Municipal de São Sebastião desta terça-feira (04/02), a primeira de 2014, foi interrompida após um grupo de manifestantes entrar na Casa aos gritos de palavras de ordem contra o aumento do IPTU. Houve discussões com comissionados que estavam na galeria. Depois de mais de 15 minutos de manifestação e com os ânimos exaltados, o presidente Marcos Tenório (PSC) encerrou os trabalhos.

Antes da sessão, nas imediações da Câmara já circulavam alguns manifestantes e vários ocupantes de cargos comissionados da Prefeitura, além de um forte aparato de segurança, com viaturas da Polícias Civil e Militar e da Guarda Civil Municipal.

Diversas discussões ocorreram na galeria

 Após o início dos trabalhos legislativos, um grupo de manifestantes entrou pela porta principal da Câmara e se dirigiu à galeria, gritando palavras de ordem como “IPTU não pago não, é desrespeito ao cidadão”, “mãos ao alto, IPTU é um assalto” e “não nos representam”, se dirigindo aos vereadores. Durante o protesto, houve várias discussões entre manifestantes e comissionados, deixando o clima tenso, com trocas de ofensas. Por diversas vezes, a GCM teve de intervir. Depois de mais de 15 minutos, o presidente encerrou os trabalhos.

Vereadores deixam o plenário após presidente encerrar a sessão

Os manifestantes foram para frente da Câmara, onde continuaram o protesto e decidiram realizar novo ato na sessão da próxima terça-feira. Já à noite, o presidente da Câmara recebeu um grupo de manifestantes, onde ficou definido que será formada uma comissão que apresentará os carnês de IPTU com aumentos abusivos para serem revistos. “Não é suficiente, mas vamos discutir com a comunidade e apresentar os carnês”, afirmou o presidente da Associação de Moradores de Barra do Una, Pedro Renato, que fez parte da comissão.

Manifestantes decidem por novo protesto na sessão da próxima terça


Presidente
Na saída da Câmara, o presidente Marcos Tenório justificou o encerramento da sessão. “Eu esperava que as pessoas fossem se manifestar por um tempo e depois permitiriam a continuidade dos trabalhos. Como isso não aconteceu e o clima estava ficando tenso, resolvi encerrar a sessão por uma questão de responsabilidade”. Sobre a reunião com a comissão de manifestantes, ele afirmou que os casos de aumentos gritantes serão levados ao prefeito. “Me comprometi a ir junto e, se for o caso, solicitar que seja feito um projeto de lei para corrigir as distorções”.



Últimas Notícias