Médicos cubanos começam a atender em Ubatuba



Postado em: 27/01/2014


 

Foto: Divulgação/PMU

 

Ubatuba-27/01/2014 - Dois médicos cubanos começaram a atender nesta segunda-feira (27/1) em postos de saúde de Ubatuba. Rosa Losada, 51 anos, está à disposição no PSF da Maranduba e Eduardo Varela, 40 anos atende no PSF do Sesmaria. A vinda dos profissionais faz parte do programa Mais Médicos, do Governo Federal.

O salário dos profissionais é pago pela União. O município fica responsável pelos custos de estadia e alimentação. No Brasil desde o começo do último mês de novembro, os profissionais passaram por um curso de adequação e encontram-se aptos para atender os munícipes.

Experientes, Dra. Rosa e Dr. Eduardo contam que já estiveram em outros países da América Latina (Venezuela e Guatemala) e afirmam que o internacionalismo é um princípio nas universidades de medicina de seu país.

“Viemos contribuir humildemente, ajudar a população mais necessitada e apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz Varela.  “Além disso, viemos para trocar experiência e conhecimento com os colegas brasileiros”, completa Losada.

“A chegada desses profissionais é importantíssima para ajudar na construção do Sistema Único de Saúde ubatubense. Estamos muito felizes e esperançosos”, comemora Hebe Soares, coordenadora de gestão da Secretaria de Saúde

 



Últimas Notícias