UPA 24h da Maranduba começa a ser construída em janeiro



Postado em: 10/12/2013


 

Ubatuba-10/12/2013 - A prefeitura de Ubatuba resgatou em menos de um ano cerca de R$ 2,4 milhões de recursos federais destinados a investimentos na saúde. Desde 2010, a verba encontrava-se parada e quase foi perdida. Tais recursos serão investidos nas seguintes obras: uma UPA (porte 1) 24 horas na Maranduba, uma UBS de porte 2 na Estufa 2, uma UBS de porte 2 no Pereque-Açu e uma UBS de porte 1 no Taquaral.

Pedro Gontijo, assessor de planejamento da prefeitura, informa que a liciticação para a UPA já foi feita. “A ordem de inicio de serviço será expedida neste mês e a obra começa em janeiro. A previsão inicial para entrega da obra é de aproximadamente 12 meses”, comenta Gontijo.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência do Governo Federal, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

A UPA Porte I tem de cinco a oito leitos de observação e atua em cidades com a população estimada entre 50 mil e 100 mil habitantes.

 

Mais repasses

Ao mesmo tempo, foram aprovados novos recursos, via PAC. São R$500 mil para reformar sete postos de saúde.

“Fico feliz de conseguir resgatar essa verba do governo federal para a cidade. Representa uma quantia imprescindível para a infra-estrutura do sistema municipal de saúde”, comemora o prefeito Mauricio (PT).



Últimas Notícias