Temporada de verão terá "Operação Praia Limpa" em Ilhabela



Postado em: 09/12/2013


Ilhabela - 9/12/2013 - Os moradores e os turistas que frequentarão as praias de Ilhabela nesta temporada terão mais uma vez o projeto “Operação Praia Limpa”, que tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela. É a quarta edição do evento e as atividades são inúmeras. O objetivo principal do projeto é envolver e conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente, a vida marinha, e os cuidados com as praias, cachoeiras e ruas do município.

Destaque para a blitz realizada ao longo do município. Entre os locais escolhidos estão: próximo à saída da balsa, no receptivo dos navios (Vila), nas cachoeiras, no trânsito local e em diversas praias.

Os orientadores vão distribuir material para coleta de resíduos (sacolinhas lixo-car e retornáveis) e folhetos educacionais com informações ao turista, visando um comportamento ecologicamente correto. Essas atividades serão realizadas todos os dias, durante a “Operação Praia Limpa”, exceto às segundas-feiras. “As pessoas que usufruem das praias de Ilhabela aumentam consideravelmente a produção de lixo, o que torna necessário uma atuação mais constante de campanhas de conscientização e educação ambiental”, explica o coordenador da Operação Praia Limpa, Rogério Vieira Lima Muniz.

A importância da atividade física não ficará de fora deste projeto. Elas ocorrerão no interior da arena “Operação Praia Limpa”, na Praia do Perequê, com os seguintes esportes: aeróbica, hidroginástica, vôlei, futebol, basquete e slackline. Outra novidade é a tenda ecológica. Lá ocorrerá a exposição de produtos ecologicamente corretos e será um posto de troca de pilhas e baterias usadas. Esses matérias poderão ser trocados por brindes, mudas de plantas nativas de reflorestamento ou sacolas retornáveis. A saúde é outro fator importante e também tem o seu espaço. Enfermeiros realizarão aferições de pressão arterial, gratuitamente.

E a criançada poderá aprender um pouco mais sobre o meio ambiente com a tenda kids. Serão realizadas oficinas com temas ecológicos auxiliados por artistas plásticos e monitores capacitados para lidar com o público infantil, além de oficina de reciclagem com garrafas pet e embalagens tetrapack, confecção de artesanato e de brinquedos feitos de resíduos sólidos, oficina de pintura e teatro de fantoches.



Últimas Notícias