Sabesp começa a atualizar cadastro de clientes no Litoral Norte



Postado em: 16/06/2016


A Sabesp começa neste mês a ligar para seus clientes para uma confirmação cadastral. A ação faz parte de uma exigência da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), que determinou que débitos de contas de consumo passem a ser vinculados ao usuário do serviço e não mais ao proprietário do imóvel.

A medida é a segunda etapa do trabalho de atualização cadastral. A primeira aconteceu em abril, quando a companhia recebeu da Serasa, empresa especializada em informações financeiras, dados sobre seus clientes. A parceria da Sabesp com a empresa permitiu que naquele mês fosse atualizado o cadastro de 4,4 milhões de clientes, o equivalente a 58,8% do total de 7,5 milhões de imóveis atendidos pela companhia.

Outro resultado do trabalho de cruzamento de dados da Serasa foi a indicação da existência de 2,1 milhões de clientes potenciais, que agora serão o foco da segunda fase do trabalho. Esses casos são aqueles em que o levantamento de informações como endereço, telefone e CPF ainda não permite afirmar com certeza quem é o cliente que deve ser incluído como responsável pela ligação de água/esgoto, necessitando, portanto, da confirmação.

 As atividades já começaram no interior e litoral onde estão mais de 800 mil dos clientes potenciais. A ação teve início em 1º de junho no Litoral Norte - nas cidades de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba - e será gradualmente estendida para outras regiões.

A Central de Atendimento da empresa faz o telefonema entre 9h e 21h e tem como finalidade confirmar o nome do responsável pela ligação de água e esgoto e conseguir a autorização para faturamento. Caso não seja confirmada, o atendente pode solicitar a identificação do titular para a posterior confirmação.

 Outros meios também serão utilizados para fazer essa confirmação de cadastro. A partir de julho, por exemplo, a equipe que faz a medição de consumo mensal nos imóveis também vai participar da ação. Haverá ainda o envio de carta para clientes potenciais não localizados em dois telefonemas feitos em datas distintas.

 A decisão da agência reguladora mudou a relação da Sabesp com o cliente, o que exige da empresa ações constantes para manter o cadastro de clientes sempre atualizado. Por isso, se o cliente que receber a ligação desconfiar que algo está errado, a companhia seguirá a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas da população.

O contato com a companhia pode acontecer pela Central de Atendimento, no 0800-055-0195 ou no 195, pelo site da companhia por meio da agência virtual ou pelas agências presenciais da Sabesp.



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