Divulgação/PMC

Fundo Social de Caraguá entrega 12 mil peças de roupas e 11 toneladas de alimentos às famílias em vulnerabilidade social no 1º semestre



Postado em: 10/07/2024


O Fundo Social de Caraguatatuba encerrou o primeiro semestre com um número expressivo de atendimentos. No início do ano, mais uma vez atuou no trabalho de recebimento, triagem e distribuição de milhares de peças de roupas, alimentos e produtos de primeira necessidade, por ocasião das chuvas que atingiram a região, tendo a oportunidade de participar ativamente nas ações de ajuda humanitária.

O acolhimento de famílias encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistencial Social (CRAS) chegou a 386 atendimentos. Desse número, 59 famílias foram atendidas mais de uma vez. Foram 12 mil peças de roupas doadas, além de itens de cama e banho. O Fundo Social também repassou 352 cobertores, calçados diversos e kits de higiene pessoal.

Neste período também houve doação de 26 colchões, além de móveis recebidos por doações da população, através de encaminhamentos dos CRAS. Cerca de 30 famílias foram atendidas com alimentos, de forma emergencial, além de fraldas geriátrica e infantil, produtos de higiene e limpeza.

Esse atendimento emergencial é possível através da doação frequente da população que se mantém solidária durante todo o ano, inclusive por parte de turistas e veranistas.
Instituições de acolhimento e outros equipamentos também foram atendidos com produtos de higiene e limpeza, além de 3.570 fraldas infantis e 2.200 fraldas geriátricas, 53 cobertores, 30 kits para bebês e uma máquina de lavar.

Também foram repassados 11.034 quilos de alimentos, 209 litros de óleo, 150 caixas de leite e mais 70 quilos de peixe, doados por meio de Campeonato de Pesca. Todas as doações recebidas são repassadas para instituições parceiras que atendem pessoas em vulnerabilidade social, como as Instituições de Longa Permanência, Casas de Acolhida e de atendimento direto às famílias como a Casa Beija Flor, Lar São Francisco e Pastoral da Criança. 

O trabalho de atendimento e orientação à gestante também continuou com as palestras mensais voltadas aos cuidados com o bebê e demais temas de interesse. No projeto Acolher, 34 gestantes receberam os kits maternidade e de higiene, com o apoio da Uniodonto. Quatro carrinhos de bebê recebidos em doação foram sorteados entre as futuras mamães.

Neste primeiro semestre, encerrou o curso de geração de renda para Iniciação a Costura, onde 18 alunos receberão os certificados nos próximos dias, alguns já colocando em prática os ensinamentos. 

O Fundo Social recebe e realiza doações durante o ano todo. Quem quiser ajudar, além de alimentos, os itens de mais necessidade são roupas masculinas e infantis em bom estado de conservação.

O Fundo Social de Solidariedade fica na Rua José Damazo dos Santos, 39, no Centro (rua lateral do Banco Santander). Mais informações pelo telefone: 3897-5656.



Últimas Notícias