Divulgação/PMC

GCM de Caraguatatuba fecha balanço de junho com mais de 2,9 mil ações



Postado em: 07/07/2024


Nesta primeira semana julho, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba intensificou as rondas nas praças da região central, como a  Diógenes Ribeiro de Lima e Rádio Amador Thomaz Camanis Filho, no centro da cidade e sob a ponte do rio Juqueriquerê, no Porto Novo.
No mês de junho, a GCM registrou 2.987 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros.
Foram 176 abordagens, 111 ações em apoio às secretarias municipais, 41 ocorrências, 28 ocorrências resolvidas no local, 471 rondas em pontos turísticos, 594 rondas escolares, além de 639 rondas e estacionamento em locais públicos (pontos de visibilidade).
A GCM também no mês de junho, realizou palestras em 13 escolas, levando para mais de 600 alunos assuntos como bullyng,  uso de drogas e importância dos estudos, entre outros temas.
A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI), espaço onde é possível visualizar a cidade e consequentemente mapear, através de equipe multidisciplinar (AFT, GCM e PM) as áreas que possuem as câmeras de monitoramento. 
É também o COI quem recebe as chamadas feitas pelo aplicativo SOS Caraguá Pra Elas, que intensifica a ajuda imediata às mulheres vítimas de violência doméstica do município.
Aumento do efetivo
A Prefeitura de Caraguatatuba está aumentando o efetivo da GCM por meio do Concurso Público 001/2019. 
Os candidatos estão passando por um curso de formação, no Centro de Formação e Instrução da Guarda Municipal de Caraguatatuba, criado em 25 de junho deste ano. 
O curso tem carga horária de 640 horas, equivalentes a quatro meses de formação, ministrado no Centro de Formação e Instrução da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba.
Durante o curso, os candidatos terão aprendizado na área de legislação sobre a atuação das Guarda Civis Municipais (limites e atribuições), instrução de armamento e tiro, noções de direito penal e Lei Maria da Penha, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e também sobre o Estatuto do Idoso, entre outros assuntos.
O que faz a GCM
São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
 
Serviço
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153



Últimas Notícias