Divulgação/PMSS

Felipe Augusto anuncia restauração do Convento Nossa Senhora do Amparo na missa em homenagem a São Pedro Pescador



Postado em: 30/06/2024


Durante as celebrações em honra a São Pedro Pescador, na manhã deste domingo (30), o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciou a autorização do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo - Condephaat, para a reforma e recuperação do Convento Nossa Senhora do Amparo. Acompanhado pelo vice-prefeito Reinaldinho Moreira, o prefeito declarou que a autorização da obra é um marco histórico para a preservação do patrimônio cultural da cidade.

Felipe Augusto destacou a emoção deste momento especial para ele e o vice Reinaldinho. "Foi autorizada na última sexta-feira pelo Condephaat a reforma e recuperação do Convento Nossa Senhora do Amparo; são etapas complexas, que já serão iniciadas. Claro que eu vou dar início, faltam seis meses para o término do meu governo, mas vamos dar início à recuperação de toda a estrutura que, infelizmente, comprometeu o prédio".

"A preservação desse patrimônio é uma medida crucial para manter viva a história e a cultura de São Sebastião para as futuras gerações. A restauração permitirá que o convento, que também funciona como a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, continue servindo à comunidade. Este projeto reafirma o compromisso da administração municipal em valorizar e preservar o patrimônio cultural e histórico da cidade", disse o prefeito.

Há cerca de um ano, arquitetos da Secretaria de Obras da prefeitura de São Sebastião haviam encaminhado o processo para o CONDEPHAAT e após 353 dias da entrada do processo, foi publicada na última sexta-feira a autorização para a reforma.

Segundo a arquiteta Fernanda Palumbo, nesta etapa serão feitas pintura externa e recuperação da argamassa de fachada, recuperação das infiltrações do telhado, calhas, rufos, beiral, retirada de infiltrações de cobertura para não ter mais vazamento. Junto com ela trabalhou no processo o arquiteto Eric Barsotti.

O padre André Beghini Vilela, pároco da Igreja, também comemorou o anúncio. "Estou aqui há quase seis anos. Então, desde quando eu cheguei, a gente vinha mantendo a esperança. Penso que há mais de 40 anos o pessoal está esperando e graças a Deus recebemos essa excelente notícia".

Outras obras

O prefeito Felipe Augusto aproveitou a ocasião para falar dos investimentos realizados no bairro. "No decorrer desses oito anos trouxemos boas e importantes notícias para o São Francisco, para a nossa comunidade. Fizemos a recuperação da pavimentação do bairro, agora encerramos o restauro e a recuperação da pracinha dos pescadores. Fizemos a recuperação da pavimentação de todo o entorno, correção da drenagem, do problema que teve de alagamento daquela descida de água que destruiu praticamente toda região central de São Francisco, a recuperação do Cruzeiro aqui na frente, a ampliação do píer do São Francisco, a construção dos dois ranchos de pesca, tanto aqui como dos Fortunatos, a recuperação do Espaço Batuíra, recuperação das escolas, da Unidade de Saúde do Morro do Abrigo e, recentemente, estamos para concluir as obras do grande entreposto de pesca do São Francisco", contou.

Essa estrutura com 270 metros de extensão do píer, quatro boxes, sede da Colônia dos Pescadores, Z-14, e um espaço que vai abrigar todas as festas como de São Pedro e Festa do Camarão que vai começar e julho.

O Convento

O Convento Nossa Senhora do Amparo, um dos edifícios mais antigos e icônicos de São Sebastião, tem suas raízes no século XVII. Fundado em 1658 por franciscanos que colonizavam a região, o convento é um testemunho vivo da arquitetura colonial brasileira, rompendo com os padrões tradicionais da época.

Construído com a ajuda de escravos, sua edificação levou quatro anos para ser concluída, abrigando uma rica coleção de arte sacra, incluindo imagens que datam do século XVII.

A última grande restauração do convento ocorreu em 1932, e desde então, apesar das modificações internas, a arquitetura original foi preservada.

São Pedro Pescador

Em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores, foram realizadas na manhã deste domingo (30), uma missa e procissão marítima.

Após a missa, os fiéis saíram em procissão pela rua até o píer de onde partiu a procissão marítima levando em seus andores o padroeiro São Pedro, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião, entre outros.

Mesmo com o tempo ruim e o mar agitado, dezenas de pessoas seguiram pelo canal em homenagem ao santo protetor da comunidade pesqueira.



Últimas Notícias