Ilhabela inaugura 'Parcão' na Barra Velha neste sábado



Postado em: 05/06/2024


A Prefeitura de Ilhabela vai inaugurar neste sábado (8/6) o ParCão “Maria do Frade”, na Barra Velha, um parque planejado exclusivamente para a convivência e recreação de animais de estimação. O novo espaço estará localizado ao lado do Centro de Referência Animal (CRA), que passa por um processo de ampliação e revitalização.

Para celebrar a inauguração será promovida uma “Cãominhada” com concentração marcada para as 8h30 em frente ao Fórum e saída às 9h em direção ao ParCão. Em seguida, será realizada a cerimônia de entrega do novo espaço, marcando um momento importante para os moradores e turistas que poderão desfrutar de uma nova opção de lazer com seus pets.

Ilhabela oferece várias opções para passear com cães, incluindo parques, praças e calçadas da orla, mas até agora nenhum espaço era dedicado exclusivamente para os animais de estimação. O ParCão se propõe a preencher essa lacuna, proporcionando um ambiente ideal para os pets socializarem, brincarem e fazerem novos amigos. A estrutura do parque foi projetada para atividades ao ar livre com construções de baixo impacto ambiental, como obstáculos de madeira, bebedouros e áreas de descanso.

O novo parque levará o nome de Maria da Conceição dos Santos, a “Maria do Frade” (1958 – 2012), conhecida pelo seu comprometimento com a causa animal e por receber bem as pessoas em um dos principais mercados da cidade. Era figura presente em todos os eventos com sua gargalhada marcante. Sempre solidária, era atuante nas principais campanhas de doações e tinha um carinho especial pelos animais, especialmente os cachorros. Em 2008, Maria do Frade foi homenageada com o título de “Cidadã Honorária de Ilhabela”.

O ParCão está situado na esquina da Rua Benjamin Pinto de Souza com a Rua Joaquim Sampaio de Oliveira, próximo à Ponte da Delegacia, na divisa entre Perequê e Barra Velha.

Ampliação e Modernização do CRA

Paralelamente, o CRA – Centro de Referência Animal de Ilhabela está em obras de ampliação e modernização. A área do centro será duplicada, proporcionando mais conforto para os animais e ampliando a área de recuperação pós-cirúrgica. Entre as melhorias, está a nova recepção para o bem-estar dos animais e seus tutores, além de novos vestiários e refeitórios para os funcionários.

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, destacou a importância dessas iniciativas para a comunidade: “É nosso compromisso desenvolver políticas públicas para a causa animal. Com o ParCão e a ampliação do CRA, estamos proporcionando mais qualidade de vida para os pets e seus tutores, além de reforçar nosso compromisso com o bem-estar animal”.



Últimas Notícias