Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa nesta segunda para crianças menores de 5 anos



Postado em: 25/05/2024


A partir desta segunda-feira (27/5) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O objetivo é imunizar todas as crianças menores de 5 anos com aplicações feitas de acordo com a avaliação da caderneta de vacina. Por isso, é fundamental que os pais, mães ou responsáveis levem a caderneta das crianças.

Em Ilhabela, por exemplo, as doses serão aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, nas Unidades Básicas de Saúde. A mobilização vai até o dia 14 de junho em todos os postos de saúde do país. 

O esquema vacinal para menores de um ano são três doses injetáveis: aos dois, quatro e seis meses. Já as crianças de um a quatro anos que estiverem com esse esquema vacinal completo deverão receber a dose oral da vacina.

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida causada pelo poliovírus selvagem (PVS) tipo um, dois ou três, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. Embora esteja erradicada no Brasil, campanhas e ações devem ser mantidas para conter o risco de reintrodução do poliovírus no país.



Últimas Notícias