Divulgação/PMSS

Prefeitura de São Sebastião realiza mais de 500 castrações pelo Pata Móvel na Costa Sul



Postado em: 14/05/2024


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, já realizou 533 castrações com as ações do PATA Móvel na Costa Sul do município.

Animais de São Sebastião contam com os serviços do Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA) desde o dia 1º de abril, em sua estrutura física no Centro da cidade e com o PATA Móvel, um ônibus adaptado para atender animais das regiões extremas do município, com cirurgias de castração.

O PATA Móvel está desde o dia 10 de maio no Campo de Futebol do bairro de Boiçucanga, onde seguirá atendendo até sexta-feira (17).

A diretora da Vigilância em Saúde, Fernanda Paluri, alerta que tutores que agendarem seus pets, devem comparecer ou avisar caso haja algum imprevisto. “O Pata Móvel tem realizado castrações todos os dias da semana ,com agenda amplamente divulgada e apoio das associações. Mas, infelizmente, o número de faltas têm sido grande entre os agendados para o procedimento.. É importante lembrar que a castração é uma cirurgia simples, que promove saúde e segurança para os cães e gatos”, ressaltou.

De 20 a 24 de maio, o PATA Móvel atende aos animais de Maresias na Rua do Forno, 100, em frente ao antigo Canil.

Inscrições podem ser realizadas na Associação de Amigos da Praia de Maresias (Somar) pelo telefone 3865-5022 pelo WhatsApp do Pata Móvel ou também pelo link do Mutirão de Castração.

Até esta terça-feira (14), o PATA realizou 781 consultas, 77 cirurgias gerais em tecidos moles, (como oftalmológicas, abdominais, dermatológicas, entre outras), seis cirurgias oncológicas e 12 ortopédicas. Já foram aplicadas 1.525 medicações, realizados 2.474 exames laboratoriais, 1.139 exames de imagem e 830 procedimentos ambulatoriais somente no espaço físico.

Mutirão de Castração

A Secretaria de Saúde abriu cadastro para interessados na castração de seus pets. Tutores que queiram participar deste mutirão de castração devem preencher o formulário no link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSciW6dONt7x67amSSeuks6UJhea426Kab9n6G8jyofZT9pznw/viewform?usp=sf_link%C2%A0%22%E2%80%8C%22

Funcionamento

O funcionamento do PATA é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Diariamente, às 7h30, são distribuídas 30 senhas. Munícipes precisam estar de posse de documentos com foto e comprovante de residência de São Sebastião e com o animal para passar em atendimento.

O PATA conta com quatro consultórios para atendimento de clínica médica e cirúrgica, duas enfermarias para cão e gato e bloco cirúrgico altamente equipado.

Além disso, existem salas para realização de exames de imagem (ultrassom e radiografias) e laboratório de análises clínicas. O PATA também oferece atendimento especializado em ortopedia e oncologia.

Serviço

Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA) físico
Endereço: Rua Vereador Mário Olegário Leite, 97, Centro
Contato: 12 99187.5866

Pronto Atendimento e Tratamento Animal (PATA) Móvel
Contato: (12) 97813.9401



Últimas Notícias