Divulgação/PMSS

Prefeitura de São Sebastião inicia atendimento por telemedicina



Postado em: 13/05/2024


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde, inicia os agendamentos nas especialidades pneumologia, pneumologia pediátrica, neurologista adulto, neuropediatria, cardiologia, gastroenterologia, dermatologia, cirurgia vascular, genética médica e urologia por telemedicina a partir de 20 de maio.

Os atendimentos serão realizados em estrutura tecnologicamente montada para telemedicina na Clínica Médica Boas Novas, localizada à Rua Dr. Armando Salles de Oliveira, 385, na Vila Amélia.

Para passar pelo atendimento neste formato, o paciente deve, primeiramente, ser atendido por sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência onde, mediante a necessidade de atendimento com uma dessas especialidades, a vaga do paciente será regulada pela Central de Regulação, que realizará o agendamento prévio junto à clínica.

Segundo a diretora de planejamento em saúde, Letícia Henrique, a telemedicina é uma atividade um tanto quanto nova no país, mas a prática vem se aprimorando devido ao aparecimento de novas tecnologias e a necessidade da saúde.

“Em 2020, com o advento da Pandemia da Covid-19, foi autorizada a prática da telemedicina nos âmbitos públicos e privados como medida de enfrentamento. Contudo, esta ideia veio e ficou. Muitos municípios aderiram à telemedicina como forma de garantir acesso à saúde de qualidade para todos. Isto representa mais acesso, mais eficiência, mais efetividade”, explica a diretora.

Segundo Letícia, a dificuldade em encontrar médicos especialistas ocorre em todo Estado de São Paulo. “Por uma questão regional, temos muita dificuldade em contratar especialistas, o que dificulta bastante o atendimento de pacientes pelo SUS. Devido a esta carência, fizemos um chamamento público para darmos acesso aos pacientes que necessitam destas especialidades por meio da telemedicina”, ressalta.

A secretária de Saúde, Laysa Pires, esclarece que o objetivo destes novos atendimentos pela telemedicina é reduzir o tempo de espera por essas especialidades e ofertar ainda mais qualidade no atendimento aos munícipes sebastianenses.

“Queremos não somente reduzir o tempo de espera por consultas com especialistas, mas também evitar deslocamento por viagens que muitas vezes nossos pacientes precisam enfrentar para ter acesso a essas especialidades”, completa a secretária.



Últimas Notícias