PMC

Obra da ponte sobre o Rio Cocanha no bairro Verdemar é retomada



Postado em: 06/05/2024


A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Obras e de Serviços Públicos, retomou os trabalhos para reconstrução da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, região norte do município. As obras foram temporariamente paralisadas a espera da chegada de uma máquina PC, com rompedor hidráulico, equipamento específico para fazer a demolição da antiga estrutura.

A ponte foi parcialmente danificada pelas fortes chuvas ocorridas no ano passado e o problema foi agravado em fevereiro, quando Caraguatatuba sofreu com o fenômeno conhecido como “chuvas de cabeceira”, que comprometeu seriamente a construção. A equipe técnica da Secretaria de Obras Públicas realizou diversas vistorias no local e após análise minuciosa, identificou a necessidade de construção de uma nova ponte, inclusive com novas aduelas para ampliar o escoamento das águas.

Para a reconstrução de uma nova estrutura, foi necessária a remoção de vegetação do local e uma intervenção da Sabesp para remanejamento das redes de abastecimento de água e esgoto. Além da máquina PC, a Secretaria de Obras utiliza uma retroescavadeira para retirada dos entulhos da antiga estrutura.

As aduelas que serão instaladas já estão no local e a estimativa é de que, sem dias chuvosos, a demolição da antiga ponte seja finalizada em 15 dias. Após esse trabalho, será iniciada a instalação da nova ponte, com previsão de aproximadamente 30 a 40 dias para ser entregue.



Últimas Notícias