Instituto Verdescola

Verdescola lança projeto em parceria com Instituto Embraer para inclusão de meninas nas áreas de ciência e tecnologia



Postado em: 02/05/2024


O Instituto Verdescola lança nesta quinta-feira (2/5), às 14h, o projeto Ciência Delas, em parceria com o Instituto Embraer, por meio do Ciência Diversa, um programa de incentivo à formação de grupos sub-representados nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O evento marca o início de uma iniciativa dedicada ao empoderamento feminino, visando inspirar e capacitar jovens meninas para os desafios do século XXI.

Segundo a Unesco, embora as áreas sejam consideradas fundamentais para as economias nacionais, até o momento, a maioria dos países, independentemente do seu nível de desenvolvimento, não alcançou a igualdade de gênero. Uma porcentagem global mostra que apenas 33,3% dos pesquisadores são mulheres e  apenas 35% de todos os estudantes das áreas de STEM são mulheres.

O projeto "Ciência Delas" surge como resposta à necessidade urgente de promover a igualdade de gênero e a participação das mulheres no campo da ciência e tecnologia. Sob a liderança do Instituto Verdescola, uma ONG dedicada ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e adultos na Costa Sul de São Sebastião, o Ciência Delas busca criar oportunidades inclusivas e acessíveis para que meninas possam explorar seu potencial no mundo da Ciência.

O evento de lançamento contará com a presença de Adriana Lopes Alves, analista de Desenvolvimento Social do Instituto Embraer; Katia Vaskys, primeira mulher presidente da IBM (International Business Machines Corporation); Dani Ugolini, da organização global Plastic Fisherman; Marta Regina de Oliveira Braz, secretária de Educação de São Sebastião; Maria Antonia Civita, fundadora do Instituto Verdescola e das 40 meninas participantes do projeto com suas respectivas famílias. Entre as atividades planejadas estão palestras inspiradoras e uma rodada de conversas sobre os desafios e oportunidades para as mulheres na Ciência.

O projeto Ciência Delas é uma iniciativa multidisciplinar que busca não apenas transmitir conhecimentos científicos, mas também promover valores de liderança, colaboração e resiliência entre as participantes. Ao longo do programa, as meninas terão a oportunidade de participar de oficinas práticas de processamento de plástico,  além de ações de empoderamento feminino e aulas relacionadas à ciência. Ao fim, elas terão criado uma loja online, com foco na reutilização e reciclagem de plástico.

"A proposta do projeto Ciência Delas é oferecer um ecossistema onde as meninas possam explorar seu interesse pela Ciência e Tecnologia e terem acesso às experiências inspiradoras de outras mulheres", afirma Raquel de Oliveira, diretora executiva do Instituto Verdescola. "Acreditamos que o futuro da Ciência precisa ser diverso e plural, e estamos comprometidos em criar condições para que  as próximas gerações de pessoas cientistas, homens e mulheres, possam vir de CEPs e endereços  geralmente hoje associados à vulnerabilidades e exclusão social.  Olhamos, neste momento, em especial para as meninas pois temos uma dívida histórica em relação ao gênero."

Sobre o Instituto Verdescola

O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, desde 2008. Diariamente são atendidas cerca de 1.000 crianças, adolescentes, jovens e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade social no entorno da Vila Sahy. Além de entrar na lista das 100 melhores organizações do Brasil por seis anos consecutivos, o Verdescola levou o destaque de melhor ONG de São Paulo em 2023. O reconhecimento veio do Prêmio Melhores ONGs, um dos mais relevantes do setor. O Instituto ainda é auditado anualmente pela Ernst & Young.

Instituto Embraer

O Instituto Embraer é a organização responsável pelas ações sociais e educacionais da Embraer. Fundado em 2001, o Instituto mantém dois colégios de Ensino Médio em período integral em São José dos Campos e Botucatu, no interior de São Paulo, preserva o acervo histórico da indústria aeronáutica brasileira e promove programas como Ciência Diversa, Emergência Climática e Asas do Bem, que conectam organizações e voluntários a causas urgentes no mundo.



Últimas Notícias