PMI

Ilhabela abre o primeiro Centro Municipal Especializado em TEA no Litoral Norte



Postado em: 03/04/2024


A Prefeitura de Ilhabela inaugurou, na última terça-feira (2/4), o Centro Municipal Especializado em Reabilitação e Transtorno do Espectro Autista, o primeiro do Litoral Norte. Segundo a prefeitura, o objetivo  é proporcionar um atendimento mais humanizado e que contemple as múltiplas necessidades das crianças e adolescentes do espectro autista.

"Mais uma vez nossa cidade é modelo para os outros municípios. Importante conquista que trará mais benefícios à população. Embora o atendimento a esse público já fosse oferecido, agora, com a entrega de um centro especializado, vamos reunir em um só local todos os tratamentos médicos e terapêuticos dos profissionais habilitados, garantindo um atendimento abrangente e completo, de modo a proporcionar melhor qualidade de vida e socialização às crianças e adolescentes", destacou o prefeito Toninho Colucci. Ele salientou que concentrar todas as terapias no mesmo local garante uma continuidade dos serviços ao facilitar a vida dos responsáveis legais e a troca de conhecimento entre os profissionais. "É importante que exista esse centro e que o atendimento possa ser realizado na sua totalidade, inclusive facilitando o acesso às famílias, pois todas as consultas podem ser realizadas no mesmo dia, em horários seguidos, facilitando os diferentes tratamentos que se complementam. O psicólogo, por exemplo, pode identificar a necessidade de um acompanhamento fonoaudiológico e vice-versa".

A equipe do centro será composta por mais de 20 profissionais que trabalharão de forma complementar. São vários tratamentos e formações, tais como: terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra, nutricionista, fonoaudiólogo, pediatra com especialização em psiquiatria neurológica, assistente social, cirurgião pediatra, enfermeiro e técnico em enfermagem. O centro deverá atender em torno de 500 crianças por mês, totalizando mais de 2 mil atendimentos, conforme a necessidade de mais de um profissional ou tipos de terapias.

O local conta com sala de audiometria, na qual o atendido tem um exame completo do aparelho auditivo, com laudo emitido na hora, e a sala sensorial, um espaço que disponibiliza exercícios de equilíbrio e estimulação motora, que possui equipamentos que auxiliam os atendidos com dificuldade em ficarem de pé a erguerem-se. Além disso, possui serviço de acupuntura e um grupo de pais, no qual os responsáveis legais podem trocar experiências e tirar dúvidas sobre o espectro autista.

Encaminhamento médico

Os atendidos pelo centro serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que identificam algum distúrbio, como a dificuldade na fala ou na audição. A criança ou adolescente então é encaminhado pelo médico para atendimento e avaliação, sendo definido posteriormente um projeto terapêutico individualizado.

Serviço

O Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista está localizado na rua Carolina Vanderstappen, 275, Perequê



Últimas Notícias