Divulgação/PMC

GCM de Caraguatatuba fecha balanço de março com mais de 3,3 mil ações



Postado em: 01/04/2024


A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de março 3.348 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros.

Foram 66 ações em apoio às secretarias municipais, 18 ocorrências, 45 ocorrências resolvidas no local, um indivíduo preso, 327 rondas em pontos turísticos, 925 rondas escolares, além de 1.127 rondas e estacionamento em locais públicos (pontos de visibilidade) e 214 abordagens. Também foram resolvidas duas ocorrências relacionadas à Lei Maria da Penha.

A Guarda atua em conjunto com o Centro de Operações de Inteligência (COI), espaço onde é possível visualizar a cidade e consequentemente mapear, através de equipe multidisciplinar (AFT, GCM e PM) as áreas que possuem as câmeras de monitoramento. 

O município possui mais de 180 câmeras de monitoramento, formando a chamada Muralha Eletrônica, com reconhecimento de placas de veículos e facial de pessoas procuradas pela Justiça, uma importante ferramenta na prevenção de crimes e ocorrências de acidentes. 

A GCM foi implantada em dezembro de 2022 e atualmente é formada por 58 integrantes, sendo seis mulheres, que operam uniformizados, com armamentos, viaturas e motos. A corporação trabalha com um total de sete viaturas e seis motocicletas. 

São as atribuições da GCM: Proteger os cidadãos com patrulhamento preventivo; zelar pelos bens públicos como escolas, hospitais, praças, praias, monumentos e outros espaços de jurisdição do município; auxiliar as forças de segurança pública como as Polícias Militar, Civil e Federal; apoiar  e construir parcerias com os demais órgãos municipais.
 
Serviço
Guarda Civil Municipal
Telefone: 153



Últimas Notícias