Divulgação/PMSS

Prefeitura de São Sebastião prepara entrega de mais três novos ranchos de pesca



Postado em: 25/03/2024


A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Pesca, Agricultura e Abastecimento da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), realizará, nos próximos dias, a entrega de três novos ranchos de pesca.

Eles ficam no Araçá e Pontal da Cruz (região central), e em Maresias, na Costa Sul. Também já foi iniciada a obra do rancho da Barra do Una e está previsto o início das construções dos Ranchos de Pesca da Barra do Sahy e Juquehy, após a conclusão do atual projeto.

Rancho do Araçá

O Rancho dos Pescadores do Araçá ‘Antônio Borges’ é o único rancho municipal localizado próximo à área de manguezal, um sonho antigo dos pescadores locais, sendo concretizado durante a gestão Felipe Augusto. Localizado na região central, vai atender os pescadores artesanais do bairro Varadouro.

O rancho homenageia Antônio Borges, um antigo pescador e morador do Araçá, e ficará sob à responsabilidade da Associação de Pescadores e Comunidade Tradicional da Baia do Araçá (APECO).

O rancho possui 5x10m, com uma rampa de acesso e pontos de luz interno e externo. Aproximadamente 20 pescadores serão beneficiados.

A obra está em fase final, faltando apenas a rampa de acesso e parte elétrica e hidráulica. A previsão de entrega é até abril.
Rancho de Maresias

O Rancho de Pescadores de Maresias ‘Ismael Ferreira Bueno’ está localizado no canto esquerdo da praia de Maresias e é o segundo construído no bairro durante a gestão Felipe Augusto. Localizado na Costa Sul do município, atende os pescadores artesanais do Cerco-Flutuante.

O rancho homenageia Ismael Ferreira Bueno, um antigo pescador e morador de Maresias e ficará sob à responsabilidade da Associação de Pescadores de Maresias (APM).

O rancho também possui 5x10m, com uma rampa de acesso e pontos de luz interno e externo. Aproximadamente 18 pescadores serão beneficiados. A obra está em fase final, faltando somente parte elétrica, com previsão de entrega no começo de abril.

Rancho do Pontal da Cruz

O Rancho do Pontal da Cruz ‘Joaquim Eugênio Sant’Ana’ é o mais antigo de São Sebastião e foi revitalizado e ampliado durante a gestão Felipe Augusto. Localizado na região central do município, atende pescadores artesanais do bairro do Pontal da Cruz.

O rancho homenageia Joaquim Eugênio Sant’ Ana, antigo pescador e morador do Pontal da Cruz e está sob responsabilidade da Associação Amigos dos Pescadores do Pontal da Cruz (AAPPC). A reforma do rancho tem previsão de entrega para o mês de abril.

A SEMAM realiza visitas aos ranchos de pescadores artesanais do município periodicamente e ratifica seu compromisso com os pescadores artesanais. Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas é possível entrar em contato pelo telefone (12) 3892-2797.

 



Últimas Notícias