Projeto Trânsito Legal forma alunos da rede municipal de Caraguá



Postado em: 02/12/2013


Caraguatatuba-02/12/2013 - Tiveram início nessa segunda (02/12), as formaturas do Programa Trânsito Legal com os alunos dos 4º anos de 21 Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Caraguá.

Ao todo são 1.451 formandos. O programa tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre os perigos do trânsito, condutas corretas para motoristas e pedestres e formar cidadãos conscientes e cautelosos, que tornem o trânsito mais seguro.

Na parte da manhã, o evento foi realizado na Emef Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu e, no período da tarde, na Emef Profª Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba.

 A secretária de Educação, Ana Lúcia Bilard Sicherle, fez um alerta aos estudantes que utilizam a bicicleta para irem à escola e deixou uma mensagem. “Prestem muita atenção durante o caminho. Todos nós somos responsáveis por um trânsito mais seguro”, afirmou.

O secretário de Trânsito, João Batista Amandes, afirmou que o Governo Municipal se preocupa na formação de cidadãos que exerçam o respeito às leis de trânsito. “Os acidentes no Brasil tornaram-se problema de Saúde Pública. São milhares que morrem ou ficam mutilados. Queremos que as crianças cresçam com a ideia de valorização da segurança. Que os alunos possam ser fiscais de todos nesse processo educativo”, ressaltou Amandes.

Os estudantes tiveram nove aulas, sendo oito teóricas e uma prática, ministradas pelos agentes de Trânsito Luciane Aparecida dos Santos e Rubem Delgado Barbosa Júnior.

Nas aulas teóricas os alunos aprendem sobre a importância de usar equipamentos de segurança para carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes, entre outros assuntos.

Para a instrutora Luciane, a intenção é que os alunos passem adiante tudo o que aprenderam. “Queremos que eles absorvam as informações e repassem aos pais, tios, avós e, também, que se tornem motoristas responsáveis”, afirmou.

Nas aulas práticas, os estudantes foram às ruas e orientaram os motoristas e motociclistas. Em alguns casos, aplicaram multas fictícias ou advertiram os condutores em um ensaio de plena cidadania.

O programa Trânsito Legal foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Trânsito e Educação de Caraguá.

Fotos: Luiz Gava/PMC

Horários e locais das formaturas

02/12

9h - Emef Benedito Inácio Soares (Massaguaçu)

Escolas participantes: Emef Pedro João de Oliveira (Tabatinga) e Emef Benedito Inácio Soares (Massaguaçu)
 
15h - Emef Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba)
 
03/12

9h - Emef Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca)

Escolas participantes: Emef Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca)
 
04/12

9h - Ciefi Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos (Sumaré)

Escolas participantes: Ciefi Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos (Sumaré), Ciefi Profª Antonia Ribeiro da Silva (Jardim Califórnia), Emef João Thimóteo do Rosário (Canta Galo)
 
05/12
9h - Emef Profª Aída de Almeida Castro Grazioli (Rio do Ouro)
Escolas participantes: Emef Profª Aida de Almeida Castro Grazioli (Rio do Ouro), Emef Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) e Emef Prof. Jorge Passos (Jaraguazinho)
 
06/12
9h - Emef Profª Maria Aparecida de Carvalho (Tinga)
Escolas participantes: Emef Profª Maria Aparecida de Carvalho (Tinga)
 
09/12
9h - Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá)
Escolas participantes: Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá) e Emef Prof João Baptista Gardelin (Poiares)
10/12
9h - Emef Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão)
Escolas participantes: Emef Carlos Altero Ortega (Morro do Algodão)
 
11/12
9h - Emef Prof. João Benedito Marcondes (Barranco Alto)
Escolas participantes: Emef Prof. João Benedito Marcondes (Barranco Alto) e Emef Masako Sone (Pegorelli)
 
15h - Emef Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo)
Escolas participantes: Emef Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), Ciefi Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra (Praia das Palmeiras) e Emef Profª Maria Moraes De Oliveira (Jardim Gaivotas)
 
12/12
15h - Emef Prof. Alaor Xavier Junqueira (Travessão)
Escolas participantes: Emef Prof. Alaor Xavier Junqueira (Travessão)
 
13/12
9h - Emef Prof. Geraldo de Lima (Perequê-Mirim)
Escolas participantes: Emef Prof. Geraldo de Lima (Perequê-Mirim)



Últimas Notícias