Gilberto Marques/GESP

Segurança na região: Operação Verão segue até o 15 de fevereiro



Postado em: 15/01/2016


Está em vigor desde o dia 18 de dezembro a Operação Verão 2015/2016, que reforça a segurança com mais 2.883 policiais militares em 16 municípios do litoral Sul e Norte de São Paulo. A ação especial segue até o dia 15 de fevereiro de 2016. 

"Um grande reforço para termos um ótimo verão, gerando bastante emprego, renda, girando a economia e proporcionando lazer para a população", disse o governador Geraldo Alckmin, na ocasião do lançamento. Pela primeira vez, a operação inclui Cubatão entre as cidades que terão o policiamento intensificado. Os municípios contemplados são: Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Iguape, Cananeia, Peruíbe, Ilha Comprida, Itanhaém, Mongaguá, Cubatão, Bertioga, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba.

Do total dos 2.883 policiais militares, 2.454 PMs fazem parte da turma de 2.815 soldados formada em novembro. Os policiais militares vêm da Capital e de outras cidades da Grande São Paulo e Interior. Além desses PMs, também serão enviados policiais dos comandos especializados - Polícia Ambiental, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Choque, Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe) e Comando de Policiamento do Trânsito (CPTran).

O efetivo conta com o reforço de 198 viaturas e 695 rádios HT. As viaturas da PM que são utilizadas na operação foram equipadas com 2.800 novos tablets, com tecnologia 3G. De dentro da viatura, o equipamento permite aos PMs acessarem bancos de dados criminais. O Governo investiu R$ 10 milhões na aquisição dos tablets.

Também estão de prontidão 540 integrantes do Corpo de Bombeiros para fortalecer a pronta resposta às emergências, como acidentes de trânsito, incêndios, inundações, desmoronamentos, entre outros.

Operação Praia Segura

O Corpo de Bombeiros ainda realiza a Operação Praia Segura, que visa intensificar a prevenção de afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras. Para tanto são empregados 800 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD), que atuam no Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros. Além disso, as prefeituras locais disponibilizam mais 300 guarda-vidas temporários. Os agentes orientarão e protegerão os banhistas em praias e represas. Na Operação Praia Segura 2014/2015 foram realizados 3.293 salvamentos de vítimas de afogamento.

A Polícia Civil leva 55 policiais para a Operação Verão, entre eles 37 agentes policiais recém-formados na Academia de Polícia Civil (Acadepol). O Grupo de Operações Especiais (GOE) da Capital também atua na Operação Verão. 



Últimas Notícias