Radar Litoral

Sabesp investe em novos reservatórios e garante abastecimento durante temporada de verão



Postado em: 23/12/2015


Em entrevista ao Radar Litoral na manhã desta quarta-feira (23/12), o superintendente regional da Sabesp, José Bosco Fernandes de Castro, falou sobre os investimentos realizados no Litoral Norte - na ordem de R$ 22 milhões - e garantiu o abastecimento de água durante toda a temporada de verão. Novos reservatórios e o atual situação dos mananciais dão a garantia do atendimento nas quatro cidades.

“A Sabesp está preparada, mas ressaltamos a importância para que todos economizem e, principalmente, não desperdicem água. Assim teremos um verão tranquilo”, destacou Bosco. Um novo reservatório com capacidade de 5 milhões de litros foi construído no sistema Porto Novo. Só ele é capaz de abastecer as cidades de São Sebastião e Caraguatatuba durante seis horas/dia. Ou seja, mesmo que a captação tivesse de ser interrompida, o abastecimento estaria mantido.

Ainda em Caraguatatuba, a Sabesp entregou a Estação de Tratamento de Água Guaxinduba (ETA) para ampliar a segurança operacional do município, com vazão de 180 litros por segundo. Em São Sebastião houve a implantação de mais um centro de reservação com capacidade para 1 milhão de litros de água, totalizando em 2 milhões de litros, para o bairro Boiçucanga.

O município de Ubatuba também foi contemplado com um reservatório, cuja capacidade é de 2,5 milhões de litros de água; além da instalação de um sistema de decantação e floculação no sistema de água Itamambuca, que tem como finalidade tratar a água bruta com maior nível de turbidez, principalmente no período de chuva.

O superintendente informou que a empresa também investiu num programa para evitar perda, numa parceria com o Japão para tecnologia e treinamento. “Foram feitas trocas de ramais, inspeções, tudo que pode ser realizado para evitar as perdas. Realizamos mais de 12 mil vistorias”, informou.

Na temporada, de acordo com o superintendente José Bosco Fernandes de Castro, a população chega a ser seis vezes maior na temporada, sendo que o pico do consumo para a empresa são os dias 29 de dezembro e 2 de janeiro. “O único caso de falta d’água na temporada passada ocorreu durante a enchente de Maresias, que ficou sem o abastecimento durante cinco horas. Na temporada 2013/2014 já tivemos uma queda no consumo de 13%, com o trabalho de redução de perdas e o comportamento das pessoas, até por conta da crise hídrica”.

O engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, superintendente da Sabesp, em entrevista ao Radar Litoral

Balneabilidade e saneamento

Em relação à coleta e tratamento de esgoto, Bosco também destaca que grandes investimentos foram feitos, porém, cerca de 20 mil domicílios que já contam com o serviço ofertado ainda não estão ligados. Neste caso, a Sabesp tem feito as atuações, tendo a parceria das prefeituras e Ministério Público.

José Bosco ressalta que a questão da balneabilidade das praias também está relacionada como a chamada “poluição difusa”, quando por exemplo uma forte chuva leva toda a sujeira da cidade ao mar. Os índices de saneamento das cidades do Litoral Norte são hoje os seguintes: 85% Caraguatatuba, 72% São Sebastião, 62% Ilhabela e 52% Ubatuba.

A Sabesp trabalha hoje para a renovação do contrato com os municípios, que devem ser estabelecidos para os próximos 30 anos. Os novos contratos constarão plano de metas, obrigatoriedade de prestação de contas às câmaras e ao Ministério Público, revisão a cada quatro anos e definição dos investimentos pelos municípios. O telefone de contato da Sabesp é o 0800-0550195. Outras informações podem ser obtidas pelo site www.sabesp.com.br

 



Últimas Notícias