São Sebastião promove 7ª Jornada Pedagógica com série de palestras para educadores



Postado em: 22/07/2022


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação, realiza na próxima semana a 7ª Jornada Pedagógica com a temática “Desenvolvendo Competências Socioemocionas”. O evento será realizado nos dias 28 e 29 de julho, das 8h às 17h, no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro.

Após o período mais crítico da pandemia, a 7ª Jornada volta a acontecer, neste ano, de forma presencial com palestras de especialistas de todo o Brasil. Os credenciamentos serão na quinta-feira (28), das 7h às 8h, com cerimonial de boas vindas e apresentações culturais.

Das 9h às 10h, o evento será iniciado com a palestra do Prof. Dr., Gabriel Perissé, com o tema: “Viver, conviver, evoluir”. Perissé é bacharel em Letras pela UFRJ, mestre em Literatura Brasileira e doutor em Filosofia da Educação pela USP e pós-doutor em Filosofia e História da Educação pela Unicamp.

Palestrante, autor de vários livros sobre leitura, linguagem, escrita criativa, educação, formação docente e estética, já publicou pela Autêntica as obras Introdução à Filosofia da Educação, Literatura & Educação e Estética & Educação. É autor de mais de 20 livros, dentre os quais Uma Pedagogia do Corpo (Editora Autêntica) e Viver Conviver Evoluir (Edições Loyola). Em suas palestras, trata especialmente dos seguintes temas: formação docente, didática, pedagogia, filosofia da educação, leitura criativa e formação cristã.

Ainda na quinta, das 10h às 11h, a palestra “Educação multicultural e políticas afirmativas na luta contra o racismo no Brasil” será ministrada pelo Prof. Dr. José Meciano, Kabengele Munanga. Especialista em Antropologia Africana e primeiro antropólogo a ser formado na Universidade Oficial do Congo, Munanga nasceu na aldeia de Bakwa Kalonji, no Congo Belga, membro do povo luba.

Aos dez anos deixou a aldeia para estudar em outras cidades, em escolas coloniais católicas. Em 1964 ingressou no curso de Ciências Sociais da Universidade Oficial do Congo, em Lubumbashi, inscrevendo-se dois anos depois no recém-criado curso de Antropologia.

Ao terminar a graduação em 1969, foi convidado para fazer mestrado na Universidade de Louvain, na Bélgica. Kabengele voltou ao Congo para terminar sua dissertação, mas não pode concluí-la; o domínio político da ditadura da recém-criada República do Zaire sobre a universidade o impediu. Chegou ao Brasil por convite do professor Fernando Mourão, da Universidade de São Paulo, onde terminou seu doutorado e retornou ao Congo. Em 1980 estabeleceu-se no Brasil, para assumir a cadeira de Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Das 11h às 12h, será a vez da Profa. Drª, Sonia Rosa, ministrar a palestra “A urgência da representatividade negra na literatura infantil: reflexões e referências”. Rosa é carioca, escritora, mestre em Relações Étnicos Raciais pelo Cefet/RJ, pedagoga, professora aposentada, contadora de histórias e consultora do letramento racial em escolas da rede privada do Rio de Janeiro.

Tem 27 anos de carreira e mais de cinquenta títulos publicados. Muitos dos seus livros têm o selo de “altamente recomendado” da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Alguns títulos de sua autoria estão na série Livros Animados da Cor da Cultura do Canal Futura. 

Tem doze bibliotecas escolares batizadas com seu nome. Atualmente se dedica aos trabalhos ligados ao Letramento Racial e à Literatura, especialmente a literatura negro afetiva para crianças e jovens.

Vale ressaltar que após cada palestra, nos intervalos, o evento contará com apresentações culturais. Após o almoço, das 15h às 18h, a programação da tarde será com os mesmos profissionais da educação que palestraram pela manhã.

Já no último dia, na sexta-feira (29), os credenciamentos acontecem das 7h às 8h, e também contará com apresentações culturais. Das 8h10 às 9h10, a Profa. Drª. Deigles Giacomelli Amaro, apresentará a palestra com o tema: “Educação inclusiva- ser profissional da educação, ser bebê, criança, adolescente, jovens e adultos na escola para todos e cada um”.

Giacomeli é doutora em Didática Teorias de Ensino e Práticas Escolares (FEUSP), mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP), especializada no Método Terapia Ocupacional dinâmica (CETO), especializada em Saúde Coletiva (FMPUSP), especializada em Terapia Corporal (Cochicho das Águas), graduada em Terapia Ocupacional (PUCCAMP) e em Pedagogia (UNIP), atriz formada no Curso Técnico de Ator (Teatro Escola Macunaíma). Tem experiência no atendimento a pessoas com deficiência, suas famílias e comunidade; na coordenação e gestão de serviços voltados a essa população; em assessoria técnica pedagógica; na coordenação de grupos de trabalho.

Atua como participante de conselhos e como docente na formação de pessoas nas áreas de educação, desenvolvimento humano, políticas públicas e inclusão social. Atualmente é Diretora do Centro de Formação e Assessoria em Desenvolvimento Humano, Inclusão Educacional e Social – DGA; voluntária nas ONGS CIA dos ClownAticos, e Presente de Alegria.

Das 9h30 às 10h30, o Prof. Dr. José Meciano Filho, aborda o tema: “Ensinando e aprendendo com prazer a neurociência entra em ação”. Meciano Filho é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, mestrado em Biologia Patologia Buco Dental pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade de São Paulo (1993). Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisador na área de: Envelhecimento Neurológico, Neuroeducação e Reabilitação Neurocognitiva.

Ele leciona as disciplinas de Neuroanatomia, Neuropsicologia, Neuroplasticidade e Anatomia Humana. Palestrante na área de Educação, Aprendizagem, Acolhimento, Afeto e Motivação. Ministra aula nos cursos de graduação em: Biologia, Educação Física Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Ministra aula nos cursos de pós-graduação em: Reabilitação Neurologia Infantil e Neuropsicologia – UNICAMP

No intervalo das palestras, o evento terá das 10h às 10h30, a entrega dos certificados da atividade realizada nas escolas com o tema da Revolução de 1932. Às 11h, teremos apresentação da diretora pedagógica da Seduc, Rosana Salvini. Às 11h20, será a vez dos novos psicólogos da Seduc se apresentarem. Na volta do almoço, às 13h30, apresentações culturais.

Na parte da tarde, os palestrantes da manhã voltam a debater os temas abordados na manhã. O evento se encerrará às 18h, com mais uma conversa dos psicólogos da Seduc com o público participante.



Últimas Notícias