Com 41,7% pronto e entrega prevista para dezembro de 2023, Contorno terá desemboque com ‘beliche’ de viadutos na Topolândia



Postado em: 21/06/2022


O Radar Litoral traz nesta terça-feira (21/6) uma reportagem sobre a obra dos Contornos da Nova Tamoios, o Contorno Sul –  nova estrada que vai ligar São Sebastião a Caraguatatuba – e o Contorno Norte – um novo complexo que facilitará o acesso entre Caraguá e Ubatuba pra quem chega ao Litoral Norte. A Concessionária Tamoios, responsável pela obra, informou, por exemplo, que o desemboque em São Sebastião, na região da Topolândia, será por um complexo de viadutos conhecido como ‘beliche’.

A reportagem do Radar Litoral percorreu o trecho da Costa Norte de São Sebastião e registrou imagens do atual estágio da obra. De acordo com a concessionária, em maio a obra dos Contornos estava com 41,79% pronta. A previsão de entrega tanto do Contorno Sul quanto do Contorno Norte está mantida para dezembro de 2023.

Em relação à obra no bairro da Topolândia, a Concessionária Tamoios informou em nota que “o desemboque do túnel já está executado e o eixo será conectado ao viário público através de um complexo de viadutos em forma de “beliche” (leito carroçável em dois níveis)”. O modelo é mostrado nas imagens do projeto enviadas pela própria concessionária. (veja na imagem acima).

Estes viadutos serão interligados ao viário local da cidade, especialmente para o acesso ao Porto de São Sebastião, como mostra a imagem abaixo enviada pela Concessionária Tamoios.

Obra retomada há 9 meses

Há exatos nove meses a obra dos Contornos foi retomada. O então governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), esteve em Caraguatatuba na manhã do dia 21 de setembro do ano passado para oficializar a retomada das obras do Contorno, que já tinha sido anunciada um mês antes. O prazo para conclusão anunciado na ocasião foi de 26 meses, ou seja, dois anos e dois meses.

A retomada das obras já havia sido anunciada pelo Governo do Estado em 27 de agosto, quando foi assinada com a  Concessionária Tamoios a incorporação dos Contornos de Caraguatatuba e de São Sebastião. O entendimento permite a retomada de uma obra paralisada desde 2018, no final da gestão de Márcio França.

O pacote prevê 46 obras entre pontes e viadutos, além de seis conjuntos de túneis. A nova via terá 33,9 km de extensão com aumento da segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e aos polos de turismo do Litoral Norte.

Trecho da obra do Contorno no bairro Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião  (Foto: Radar Litoral)



Últimas Notícias