Divulgação/PMU

Ubatuba prepara retomada da coleta seletiva para o mês de julho



Postado em: 20/06/2022


Após receber um novo caminhão para coleta seletiva do governo do estado no último dia 6, a cidade de Ubatuba já prepara a retomada da coleta de material reciclável no município, com início previsto para o mês de julho.

O retorno do projeto piloto prevê a coleta seletiva nos bairros mais próximos da região central, como Perequê-Açu, Itaguá, Praia Grande, Sumaré, Ressaca, entre outros, com possibilidade de expansão. O secretário Municipal de Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, explica que o projeto já existia na cidade e que está sendo reestruturado para melhor atender a população. "Estamos remontando a equipe e elaborando um novo convênio com a associação de reciclagem que receberá todo o material coletado", pontuou o secretário, ressaltando que a expectativa inicial é recolher cerca de 30 toneladas de material reciclável por mês.

Um cronograma de coleta seletiva será divulgado em breve para toda a população. Para participar, basta separar o lixo seco do orgânico, disponibilizando o material no dia da passagem do caminhão coletor.

"O foco principal da coleta seletiva é incentivar a consciência ambiental da população frente ao lixo que cada um produz, promovendo mudanças no comportamento dos moradores e turistas que visitam a nossa cidade, fazendo com que grande parte do material reciclável reintegre seu ciclo produtivo", enfatizou Adolpho. 

De acordo com o secretário, além de preservar o meio ambiente, reduzir o transbordo do lixo, gerando economia de recursos e geração de trabalho e renda com a triagem dos materiais recicláveis, a coleta seletiva ainda segue o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.



Últimas Notícias