Exposição Cores Quentes da artista plástica Bernadete Silva é aberta em São Sebastião



Postado em: 12/06/2022


A exposição “Cores Quentes” reúne treze anos de trabalho da artista plástica Bernadete Silva e foi aberta ao público na sexta (10/6), na Casa da Cultura, na Rua da Praia, em São Sebastião. Com a curadoria de Isabel Galvanese, a mostra apresenta obras de arte de traços marcantes, marca registrada da pintora, que tem olhar decidido sobre as questões ambientais e sociais.

“A pintura é um exercício de aprender o tempo todo e me desprender do que aprendi. Tenho dificuldade de aceitar a teoria como um pressuposto, não que a evite, mas para mim não basta. Se aprendo alguma coisa é com o fazer”, explica Bernadete. O talento de Bernadete Silva para as artes surgiu na infância, da qual ainda guarda memórias afetivas sobre o tempo em que tocava saxofone com o pai, desenhava e pintava a paisagem. Porém a dedicação à arte teve que esperar a aposentadoria.

“Ela, literalmente, bateu à minha porta. Era um vulcão de determinação, parecia que tinha pressa, uma vontade imensa de vivenciar o fazer do artista”, recorda a artista plástica, Isabel Galvanese. As duas começaram a trabalhar juntas na cerâmica e Galvanese a apresentou para o mestre Antônio Carelli, pintor experiente e generoso, que orientava os artistas do Litoral Norte e de São Paulo no seu ateliê, em Caraguatatuba, o Núcleo Desenho Vivo.

Mestre Carelli reconheceu o talento da aluna, escrevendo que “Bernadete em seu trabalho, que vai entre o olhar que registra e o impulso para o desconhecido, desencadeia um processo cujo resultado nos mostra a força criativa em suas obras”. A exposição Cores Quentes também vai levar o público a um passeio pelo universo do ateliê, onde Bernadete estuda, lê e se desafia a seguir caminhos inexplorados.  

Esse cotidiano será apresentado através de um vídeo, dirigido e editado pela fotógrafa Nani Basso, com música de Dado Magnelli, leitura de poemas pelos seus filhos Bruno Augusto e FernandaPalhão e trechos da entrevista gravada concedida à jornalista Daniela Outi.

Também colaboram com a exposição: J.Valpereiro/Shortfilms (fotografia), Nélio de Jesus (gravação e edição de áudio), Nelma Salomão (revisão de texto), Paulo Cezar dos Santos (companheiro e apoiador), Priscila Prisco (diagramação) e Simeia Andrade dos Santos (colaboradora ateliê).

Serviço:

10 de junho a 21 de agosto

De segunda a sexta – das 9h às 18h

Sábados, domingos e feriados – das 14h às 20h

Casa da Cultura de São Sebastião

Av. Dr. Altino Arantes, 174

Centro- São Sebastião - SP



Últimas Notícias