Cláudio Gomes/PMC

Última audiência sobre concessão do transporte público de Caraguá será nesta sexta



Postado em: 02/06/2022


A Prefeitura de Caraguatatuba promove a terceira e última audiência pública sobre a concessão de serviços de transporte coletivo de passageiros nesta sexta-feira (3/6) às 19h, na Emef Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, no Indaiá. A Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão abrirá uma licitação na modelagem maior valor de outorga a ser pago pela concessionária na assinatura do contrato com a Prefeitura, para explorar o serviço por 15 anos.

O debate da proposta continua nesta quinta-feira (2), às 19h, na EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu. As audiências são transmitidas pelo canal da Prefeitura de Caraguatatuba no YouTube. A EMEF Alaor Xavier Junqueira, no bairro Travessão, recebeu a primeira discussão sobre o tema na noite da quarta-feira (1º). 

A audiência do Travessão contou com a participação do secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, do vereador Gildeilson Santos e da diretora executiva da Memphis Engenharia, Cristiana Maria Afonso, além de secretários municipais de diversas pastas, representantes de entidades de classe, líderes comunitários e população da região Sul.

O secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti, disse que o objetivo das audiências é ouvir e coletar sugestões da população.  “Hoje, vamos falar dos projetos de serviços de transporte público para os próximos 15 anos para a nossa comunidade”, destacou.

A diretora executiva da Memphis Engenharia e engenheira civil, Cristiana Maria Afonso, explicou o funcionamento da Rede Integrada de Transporte Público Coletivo Municipal de Caraguatatuba (RITCaraguá), proposta para a nova concessão de 15 anos do serviço. “A Prefeitura de Caraguatatuba definiu um Plano de Transporte Coletivo para implantação de um amplo conjunto de mudanças no transporte coletivo da cidade, envolvendo aspectos operacionais, de infraestrutura, tecnológicos e de serviços associados. A viabilização deste projeto depende de ações públicas, por meio de investimentos diretos, e ações privadas que decorrerão da concessão dos serviços aos particulares”, avaliou.

O novo certame ainda prevê o bilhete único dentro Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), com a integração de até 2h entre as linhas, plano de renovação da frota ao longo da concessão (veículos com no máximo cinco anos de uso), controle e fiscalização em tempo real, novo layout da frota, Central de Controle Operacional (CCO), Sistema de Informação ao Usuário (SIU – em tempo real) e conforto, com wi-fi, acessibilidade e ar-condicionado, além de assegurar as gratuidades e descontos nas passagens previstos em legislação.

Mais detalhes sobre as audiências da concessão de serviços de transporte coletivo de passageiros estão disponíveis no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc (“Empresa”/ “Licitações”/ “Licitações a partir de janeiro/2022” – Pesquisar: “Concorrência Pública 09/22 - Edital 58/22). Os questionamentos presenciais nas audiências são feitos por pessoas que se inscreveram no e-mail licitacao.administracao@caraguatatuba.sp.gov.br até às 16h do dia 1º de junho (quarta-feira), mas há a opção de manifestação on-line pelo aplicativo Caraguatatuba 156 (disponível para Android ou IOS na loja do celular). 



Últimas Notícias