Defesa Civil faz contenção de árvores atingidas por ressaca na orla de Ilhabela



Postado em: 27/05/2022


A Prefeitura de Ilhabela e a Defesa Civil realizaram, na sexta-feira (27/5), a contenção de três árvores (chapéu de sol), no bairro do Pequeá. As árvores ficaram com as raízes expostas e inclinadas devido a ressaca marítima e o mau tempo que atingiram o município na semana passada (dias 17,18 e 19 de maio).

A Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Urbanos fizeram a colocação de matacões, que são blocos de rocha que podem ser subterrâneos ou superficialmente expostos. Geralmente têm formato arredondado, moldados pela ação de intemperismos - variação de temperatura, ação de ventos e da água de chuva e das águas residuais presentes no solo do entorno. Além desse material, as equipes também utilizaram a areia da própria praia para estabilizar as árvores, que segundo informações de populares têm mais de 40 anos.

“Um dos moradores do entorno tentou fazer um paliativo com pontaletes de eucalipto e sacos de areia para conter as árvores, porém não teve sucesso e hoje conseguimos estabilizar as árvores, priorizando a segurança de quem passa pelo local”, finalizou o coordenador da Defesa Civil de Ilhabela, Ronaldo Alves.



Últimas Notícias