Teatro Municipal de São Sebastião passa por reforma até o final de julho



Postado em: 27/05/2022


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) e da Secretaria de Turismo, realiza serviços de manutenção e reforma no Teatro Municipal.

Será feita a troca de todo o telhado, incluindo estrutura, novo sistema de calhas, rufos e telhas; troca do madeiramento da sala técnica e dos corredores de acesso à ela; forração de gesso e pintura interna e externa de todo o prédio. Além disso, o Teatro está passando por adequações do sistema anti-incêndio e recebendo instalação de sistema de câmeras de segurança.

Em 2021, um ataque de cupim de madeira destruiu parte do urdimento (armação posicionada ao longo do teto do palco, que permite o funcionamento e fixação dos dispositivos cênicos) que sustentava a bambolina mestra, afetando a sala técnica e corredores de acesso. Também foi diagnosticado ataque de cupins de solo que penetraram as tubulações elétricas do subsolo do Teatro. Hoje o processo de descupinização se encontra em monitoramento.

No último fim de semana, o sistema de ar condicionado foi danificado em decorrência do vandalismo e saques de toda a fiação do maquinário e tubos de cobre.

O investimento inicial da obra será de R$743.493,42, além disso, serão feitos outros reparos pela equipe de manutenção da Fundass. A previsão é que o término da obra seja na segunda quinzena de julho de 2022. 

Reinauguração do espaço

Em setembro de 2018, a atual gestão reinaugurou o Teatro Municipal, após uma ampla reforma. O espaço passou por uma revitalização com a substituição de poltronas e cortinas; pintura de todo o espaço; restauro do piso inferior e superior; novos sistemas de iluminação, som e vídeo; revitalização e higienização do sistema de ar condicionado e sistema hidráulico; readequação do sistema elétrico; reforma completa dos camarins com novo mobiliário; revitalização e impermeabilização da fachada; adequação do prédio nas normas da AVCB – Bombeiros e revitalização do bar e espaço social. 

Além disso, atenta às novas normas de segurança e acessibilidade, a Prefeitura instalou poltronas confortáveis e específicas para pessoas com mobilidade reduzida.

O Teatro Municipal conta com 252 assentos. O auditório do teatro assegura o conforto e bem-estar do espectador e, atentando às novas normas de segurança e acessibilidade, possui 4 poltronas específicas para portadores de mobilidade reduzida, quatro assentos para obesos e quatro espaços para cadeirantes. No saguão, uma tela de mais de 36 metros quadrados, pintada pelo artista plástico Gilvanni Saviñon, liga com arte o piso térreo ao foyer, que recebe exposições de arte temporárias.



Últimas Notícias