De São Sebastião para o mundo: Adam Escada vai fotografar final da UEFA Champions League



Postado em: 25/05/2022


O maior torneio de clubes do futebol mundial, a UEFA Champions League (Liga dos Campeões da Europa), terá a final entre Liverpool e Real Madrid neste sábado (28/5), em Paris, na França, e ao lado das quatro linhas, o Litoral Norte terá um representante, o fotógrafo Adam Sobral Escada, de São Sebastião. Adam Escada, 31 anos, formado em jornalismo pela  UEL, fez pós-graduação em jornalismo esportivo em Sevilha (Espanha). Há três anos, ele é o fotógrafo oficial do time do Sevilha, que disputa a La Liga, principal divisão do futebol espanhol.

Há duas semanas, Adam Escada registrou a final da Europa League - antiga Copa da UEFA - (foto acima) e agora recebeu o credenciamento para cobrir a super final da Liga dos Campeões. Adam é filho do conhecido fotógrafo J.Valpereiro e de Úrsula Kiroler Sobral, que moram em São Sebastião, e do jornalista Paulo Scada e Larissa Steele. Pais biológicos e de criação que mostraram ao filho o amor pelo fotojornalismo. 

"É motivo de muito orgulho, pois tá continuando a carreira, acho demais", diz emocionado o pai, o fotógrafo J. Valpereiro. Ao longo da carreira, Valpereiro fez diversas coberturas nacionais e internacionais. Foi um dos poucos fotógrafos que fez a cobertura do enterro do Ayrton Senna em 94 e possui um acervo de mais de 50 mil imagens de todo o Litoral Norte e do Brasil.

No início dos anos 2000, também ficou conhecido por colocar as belezas de São Sebastião estampadas em cartões telefônicos, divulgando o potencial turístico do município. Em São Sebastião, J. Valpereiro realizou diversas exposições e mais recentemente o projeto "Alma Caiçara". Seu filho, Adam Escada, foi articulista do Radar Litoral antes de seguir para a Espanha. 

Adam Sobral Escada, fotógrafo de São Sebastião



Últimas Notícias