Marcos Bonello/PMSS

Festival 'Todas as Danças' terá mais de 40 grupos e 600 bailarinos até domingo em São Sebastião



Postado em: 11/05/2022


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo, e a Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) realizam a partir desta quinta-feira (12/5) até o próximo domingo (15/5) a terceira edição do Festival Todas As Danças. O evento será realizado na Praça de Eventos da Rua da Praia, no Centro. 

O festival terá mostra cmpetitiva entre grupos, companhias e academias de dança, dividida entre os gêneros Clássico de Repertório, Neoclássico, Clássico Livre, Estilo Livre, Contemporâneo, Jazz, Danças Urbanas, Danças Populares e Sapateado e seus subgêneros e categorias. Também está prevista mostra não competitiva, coreografias convidadas, workshops gratuitos e rodas de conversa com grandes mestres da dança e produtores culturais, voltados para bailarinos, estudantes e professores de dança.

Mais de 600 bailarinos e 40 grupos já confirmaram presença no festival, representando cidades como São Paulo, Cubatão, Salto, Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba, Paulínia, Cordeirópolis, Iracemápolis, Iperó, São Vicente e São Sebastião. O corpo de jurados do festival será composto por personalidades de grande expressão nos meios artísticos da dança nacional e internacional, como o especialista em Jazz e Musical Theater, Zeca Rodrigues; o especialista em Danças Urbanas, Edson Guiu; a coreógrafa, professora e bailarina Tati Sanchis; a coreógrafa, professora e bailarina Esmeralda Gazal e o professor e pesquisador da cultura Hip-Hop, Henrique Bianchini. Além disso, o Festival contará com participação de Mônica Alvarenga, ministrando workshop de Danças Brasileiras, dos bailarinos Alexandre Boia e Alice Inuy e performances de Toshiko Oiwa e da artista plástica Yara Amaral.

A novidade desta edição é que os avaliados como o Melhor Bailarino, a Melhor Bailarina, o Melhor Grupo e a Melhor Coreografia, da primeira e da segunda etapa, concorrem a troféus de destaque e premiação no valor de R$ 1,5 mil cada. Os prêmios de Melhor Bailarino e Melhor Bailarina prestam homenagem a dois mestres que contribuíram para a formação artística, especialmente da dança, no município: Álvaro Vitório e Martine Blain.

Os ingressos para os quatro dias de evento poderão ser trocados por 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), das 9h às 18h, nos dias 10 e 11 de maio, na Casa da Cultura; e nos dias 12, 13, 14 e 15, no local do evento. Toda a arrecadação será destinada posteriormente ao Fundo Social de São Sebastião.

O festival tem o objetivo de oferecer a troca de experiências e o aprimoramento das técnicas entre aprendizes e mestres, em âmbito municipal, estadual e nacional, além de valorizar os artistas locais e oferecer espaços para companhias, grupos e academias de dança, proporcionando um intercâmbio entre as práticas de danças mais diversas.

Workshops de Dança
Nos dias 13, 14 e 15 de maio, integrando a programação do Festival, a Prefeitura de São Sebastião oferecerá gratuitamente diversos workshops voltados à dança. As inscrições devem ser feitas por meio do telefone (12) 3892-4604, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 12 de maio.



Últimas Notícias