Luís Gava/PMC

Guarda Mirim inicia as aulas da 4ª turma do projeto em Caraguatatuba



Postado em: 22/04/2022


A Prefeitura de Caraguatatuba, pela Secretaria de Educação, deu início às aulas da 4ª turma da Guarda Mirim de Caraguatatuba. Ao todo, 25 alunos da turma da manhã e 22 da turma da tarde estiveram presentes na primeira aula do curso de formação.

Eles foram recebidos pelos integrantes das turmas anteriores, onde realizaram a ordem unida, com entoação dos hinos nacional e municipal, junto do grito de guerra da Guarda Mirim, como forma de apresentar os ritos que serão feitos todos os dias, conforme regimento interno do projeto.

Após a formação se desfazer, foram todos para a sala de aula para serem apresentados os integrantes mais velhos, junto da equipe da Guarda Mirim e as autoridades presentes. O capitão Newton Krüger e a Tenente Érica Ramalho de Macedo, comandantes do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte e da Estação de Bombeiros de Caraguatatuba, respectivamente, compartilharam suas histórias com os novos alunos e disseram ser uma honra estar ao lado deste projeto e acompanhar de perto toda a evolução.

Já o diretor do projeto, Daniel Ribeiro de Souza, mostrou como ele é importante não só para ele, mas para todos os que entraram na Guarda Mirim e hoje são pessoas totalmente diferentes, corretas e que trabalham por uma sociedade melhor.

Presente neste momento inicial, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior,  expressou sua gratidão pelo projeto. “Até hoje encontro Guardas Mirins trabalhando em alguns setores da Prefeitura e é de extrema alegria saber que eles são formados por nós, que são cidadãos melhores e que estão fazendo a diferença na nossa sociedade”, disse.

A aluna Lavínia Fernanda, aspirante Pereira, 16 anos, moradora do bairro Porto Novo, comentou que tinha amigos que participavam do projeto e teve vontade de entrar para conhecer e fazer parte. Ela disse que ainda não tem uma expectativa certa sobre o curso, mas acredita que todo o esforço valerá a pena no final do curso de formação.

Já o aluno Emerson Edgar, aspirante Edgar, também de 16 anos, morador do bairro Travessão, disse que sempre teve vontade de entrar para a Guarda Mirim, tinha amigos que participavam e a vontade de conhecer aumentava “Fiz a prova achando que não ia passar, estava nervoso, mas quando o resultado saiu eu chorei. Passei em 3º lugar na primeira vez que fiz a prova”.

Ele disse, ainda, que tem como objetivo crescer tanto pessoalmente como profissionalmente, ser acolhido e estar em uma família, podendo compartilhar alegrias e criar memórias junto dos integrantes do projeto.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, também compartilhou com os novos alunos o orgulho que tem em poder colaborar com o projeto. “É incrível ver a evolução dos alunos aqui dentro, eles trabalhando conosco na prefeitura. Nos dá alegria em saber que fizemos parte da história deles”, finalizou.

O projeto

Regulamentada pelo prefeito Aguilar Junior através do Decreto nº 895, de 18 de junho de 2018, a Guarda Mirim de Caraguatatuba é um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Desde seu início, o projeto já formou 156 jovens e encaminhou 140 para vagas de Jovem Aprendiz, em diversos setores das secretarias municipais. Durante a formação, os ‘Aspirantes a Guarda Mirim’ recebem uniformes, vale transporte e refeições.



Últimas Notícias