Gustavo Grunewald/Arquivo PMC

Descubra o Parque Estadual da Serra do Mar em Caraguatatuba: conheça a rica biodiversidade



Postado em: 18/04/2022


A vegetação chamada Mata Atlântica antes da chegada dos descobridores europeus cobria todo o litoral, mas já teve 93% de sua cobertura original devastada. Mesmo assim, os números dos exemplares de animais e plantas existentes ali é ainda mais expressivo. São cerca de 260 espécies diferentes de mamíferos, 1.020 de pássaros, 197 tipos de répteis, 340 de anfíbios, 350 de peixes, além de cerca de 20 mil qualidades diferentes de vegetais.

O bioma mais rico em biodiversidade do planeta, a Mata Atlântica se estende por boa parte da faixa litorânea do país, vai do Rio Grande do Sul ao Piauí. O ecossistema engloba 17 estados brasileiros e cobre 1.300.000 km², ou aproximadamente 15% do território nacional.

A Mata Atlântica também foi o primeiro – e até agora o único – bioma que ganhou uma legislação própria: a Lei nº 285 de 1999, aprovada em 2006. Diferentes formas de relevo, paisagens, características climáticas diversas e a multiplicidade cultural da população configuram essa imensa faixa territorial do Brasil.

Grande parte dessa importante e rica vegetação pertence ao Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar. O Núcleo faz parte da rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, por meio do Instituto Florestal.

Com o nome inicial de Reserva Florestal de Caraguatatuba, a área de preservação passou a se chamar Núcleo Caraguatatuba em agosto de 1977, quando o Litoral Norte do Estado de São Paulo ganhou sua primeira reserva protegida.

Sua extensão abrange cerca de 88 mil hectares, incluindo os limites dos municípios de São Sebastião, Paraibuna, Salesópolis e Natividade da Serra.

Para chegar ao Núcleo de Caraguá: Entrada pela Rodovia dos Tamoios, no km 80. As placas de sinalização indicam a entrada para o Núcleo. Mais 700 metros em estrada de terra e chega-se na sede do Núcleo.

www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/caraguatatuba



Últimas Notícias