Vitor de Souza/PMI

Escola de Ilhabela recebe projeto 'F1 in Schools' criado há 17 anos na Inglaterra



Postado em: 15/04/2022


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta semana o primeiro encontro entre os organizadores, pais e alunos participantes do projeto “F1 in Schools” na E.M. Eva Esperança Silva. O projeto tem 17 anos de criação, foi iniciado na Inglaterra e hoje está presente em 48 países.

O programa desafia estudantes do Ensino Fundamental e Médio a criarem uma escuderia de Fórmula 1 para competir em uma pista de corrida em miniatura. O projeto trabalha com uma metodologia conhecida como Steam, que envolve Ciências Exatas (Engenharia, Matemática), Ciências Humanas, Tecnologia, Arte. Nesse projeto, os alunos vão montar uma empresa onde não só a velocidade será levada em conta, mas vão criar um plano de negócios, ou seja, um plano de marketing que envolve buscar patrocinadores, trabalhar as mídias sociais, organizar um projeto social, além de projetar e desenvolver o próprio carro seguindo as regras da F1 nas Escolas.

Entre os 500 alunos da escola, 12 foram escolhidos para fazer parte da equipe, que formará a escuderia que representará a escola. No encontro, a secretária de Educação, Lídia Sarmento, destacou a participação da escola ilhabelense. "Os alunos terão a oportunidade de trabalhar tecnologia, engenharia, empreendedorismo e ciências, até então desconhecidas para eles. Portas estão se abrindo e isso é importante para eles, para a escola e para Ilhabela. Nossos alunos estão sendo formados para a vida e para o futuro".

Uma das alunas participantes, Maria Eduarda Borges dos Santos, contou sobre a experiência de participar do projeto. “Pra mim é uma experiência incrível, por que ela é única. Quero aproveitar e aprender em cada momento porque a oportunidade só irá acontecer uma vez na minha vida e estou muito feliz”, disse.

No último final de semana, os alunos foram convidados para ir até São Paulo assistir à final da temporada na Universidade Anhembi Morumbi, onde tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação de 2022 com as pistas e carros em movimento. Além da secretária, estavam presentes Mariete Ferreira (professora de Matemática), Vivian Alexandra de Oliveira (diretora), Douglas dos Reis (idealizador), Waldemar Arnold Battagia (engenheiro) e Stéfan Pitelli (professor de Geografia).



Últimas Notícias