André Santos/PMSS

Sabesp e Prefeitura de São Sebastião firmam parceria pioneira para implantação de saneamento básico em núcleo habitacional de Juquehy



Postado em: 06/04/2022


A Sabesp e a Prefeitura de São Sebastião assinaram uma parceria para atender uma antiga reivindicação da comunidade do núcleo Vila Carioca, em Juquehy. Antes considerada área irregular, com o acordo, o local poderá ser contemplado com os serviços de saneamento básico. A assinatura da parceria ocorreu nesta terça-feira (5/4) e contou com a participação do prefeito Felipe Augusto, do superintendente da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, do gerente da Companhia em São Sebastião, Fernando Garcia Lopes e de secretários municipais. 

Depois de passar por um processo de regularização fundiária, o núcleo vila Carioca agora pode receber serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. As ações serão inseridas no cronograma de obras da Sabesp previstas para o município de São Sebastião. A parceria é pioneira na região e servirá de base para outras cidades do Litoral. 

O cronograma de trabalho é composto por etapas. Primeiro, o município finaliza toda regularização fundiária e faz a inserção do local (a Vila Carioca) na chamada “área atendível”, estipulada em contrato assinado em 2019 entre Sabesp e município. Em seguida, são elaborados pacote técnico e projeto; depois abre-se licitação e o encaminhamento para obtenção das licenças e autorizações. E, por fim, se dá início às obras de implantação das redes de água e esgoto.

“Mais um marco para São Sebastião. Somos a primeira cidade do Litoral Norte a assinarmos este termo de compromisso com a Sabesp, assegurando os serviços de infraestrutura urbana de água e esgoto aos núcleos habitacionais. O núcleo Vila Carioca é o primeiro que entra neste formato de assinatura de termo de compromisso com a companhia, beneficiando centenas de famílias, sendo que outros já foram regularizados, já existem obras de infraestrutura em outras comunidades pela Sabesp, num total de 102 núcleos a serem contemplados”, afirmou o prefeito Felipe Augusto.

O superintendente da Sabesp, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou a importância da parceria.  "É um marco para o Litoral Norte e com esta iniciativa atuamos de forma positiva e, em conjunto com a Prefeitura de São Sebastião, para criar soluções e condições para antecipar os investimentos com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos em locais onde hoje não existe saneamento básico adequado”.



Últimas Notícias