Divulgação/PMSS

Prefeitura de São Sebastião implanta Call Center e reduz faltas em consultas e exames



Postado em: 04/04/2022


A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Central de Regulação, divisão do Departamento de Planejamento da Secretaria de Saúde, implantou, a partir do mês de dezembro, o Call Center da Regulação, com o objetivo de reduzir o número de faltas de pacientes em consultas e exames, tornando o atendimento em saúde mais eficiente. Em três meses, o novo sistema reduziu o absenteísmo de 27% para 20%. A meta é que esse número chegue a 15%.

As informações foram passadas pelos profissionais do Departamento de Planejamento aos enfermeiros da Atenção Básica, durante reunião mensal do setor, realizada recentemente no auditório do Centro de Saúde da Topolândia. Também foram abordadas as melhorias e implementações na rede de saúde, ações previstas para 2022 e atribuições do Departamento, além de sanar dúvidas com relação aos sistemas informatizados da saúde.

A redução do absenteísmo é uma das principais metas do Planejamento em Saúde para 2022. Somente no mês de janeiro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Caraguatatuba, que atende todo o Litoral Norte, incluindo São Sebastião, registrou 31% de faltas em consultas e 26% em exames.

Entre as ações realizadas, além da implementação do Call Center, estão comunicado impresso no encaminhamento sobre a importância de não faltar ou reagendar com antecedência; e justificativa da ausência para reagendamento.

Também estão previstos para este ano a descentralização da emissão do cartão SUS para as Unidades de Saúde da Família (USFs); curso de atualização sobre o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e o E-SUS para todos os profissionais da Atenção Básica; e a redução do tempo de espera de consultas e exames, nos casos mais graves, por meio de uso de protocolo de acesso e comunicação entre unidades básicas e central de regulação, entre outros.

 



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