Escola de Vela 'Lars Grael' faz seis anos consolidada na formação de atletas em Ilhabela



Postado em: 26/03/2022


Em março de 2016, a Prefeitura de Ilhabela inaugurava um dos maiores complexos esportivos destinados à formação de atletas, treinamentos e competições náuticas do país, a Escola Municipal de Vela “Lars Grael” (EVI). Com dois prédios interligados e construção voltada ao mundo náutico, alojamentos amplos, salas de treinamento e administrativo, refeitório e espaços técnicos para barcos e materiais, a Escola de Vela de Ilhabela teve investimento de aproximadamente R$1,2 milhão.

Na ocasião da inauguração, o prefeito Toninho Colucci, destacou a obra. “Hoje é um dia muito especial para mim. Estou muito feliz. Sabemos o quanto é importante investir em esporte e educação. A nova Escola de Vela Lars Grael mostra a nossa preocupação com os futuros atletas do nosso município. Somos a Capital Nacional da Vela, mas trabalhamos para sermos também a Capital Nacional da Náutica. Seguimos no rumo certo, com a direção do vento favorável, sempre buscando o melhor para o nosso município. Nosso muito obrigado ao Lars Grael, medalhista olímpico e orgulho da vela em nosso país, que nos concedeu a oportunidade de homenageá-lo. Parabéns a todos os ilhabelenses”.

Lars Grael, que recebeu o nome da escola em sua homenagem, destacou na inauguração do complexo que, “ser homenageado em um espaço esportivo de potencial como esse é a realização de um sonho. Ilhabela, um pedacinho do paraíso na Terra, merece esse grande feito por toda vocação náutica que possui. Essa democratização do esporte, inserido em todas as classes, deve existir. Precisamos, primeiramente, formar cidadãos. Ilhabela está um passo à frente neste quesito. Contem sempre comigo. Parabéns a todos e muito obrigado. Bons ventos”.

Quando o assunto é vela, Ilhabela é referência nacional. Além de sediar os principais campeonatos das classes de monotipos do Brasil e do mundo, a cidade é a principal raia de treinos para os melhores velejadores do Brasil e do mundo, a cidade faz jus ao título de Capital Nacional da Vela.

Atualmente, pela EVI são atendidos mais de 125 alunos diretamente, com idade entre 8 e 17 anos. As aulas são realizadas de segunda e quarta, ou terça e quinta, das 9h às 11h30 ou das 14h às 16h30. Nas sextas, a escola atende uma turma exclusiva de mulheres, por meio do projeto Velas & Elas.

Sem dúvidas, a EVI tem muito do que se orgulhar. Pela primeira vez na história, um velejador brasileiro é campeão mundial da classe Optimist. O feito aconteceu em 2021, em Riva Del Garda, na Itália, e foi conquistado pelo velejador Alex Kuhl, da Escola Municipal de Vela de Ilhabela. “Nossa missão é formar campeões, profissionais da vela, cidadãos envolvidos com o mundo náutico. Trabalhamos arduamente para que Ilhabela, como Capital Nacional da Vela, tenha todas as condições para ser referência no cenário náutico do Brasil e do Mundo”, finalizou  Colucci.



Últimas Notícias