Danrley Almeida/PMI

Litoral Norte terá 'Domingão da Vacinação' contra a Covid-19; confira a programação



Postado em: 24/03/2022


O Estado de São Paulo terá o 'Domingão da Vacinação' para imunização de crianças e aplicação de terceira e quarta dose contra Covid-19. As secretarias municipais de Saúde do Litoral Norte divulgam a programação dos postos de saúde deste domingo (27/3).

No Estado, 75% do público infantil já tomou a primeira dose, porém, apenas 34% recebeu as duas doses e completou a imunização. Uma pesquisa da Fundação Seade apontou que 34% dos pais e responsáveis afirmaram que não levaram os filhos por falta de tempo.  

Caraguatatuba precisa completar o esquema vacinal contra Covid-19 de mais de 51 mil pessoas. Para avançar na imunização, a Secretaria de Saúde promove a vacinação nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O mutirão visa imunizar crianças e adolescentes com as duas doses; adultos e idosos com a primeira, a segunda e a dose de reforço. Os idosos acima de 80 anos também podem se imunizar com a quarta dose.

A Secretaria de Saúde reforça que as UPAs já estão aplicando a vacina contra Covid-19, 24 horas e, inclusive, aos finais de semana, desde o mês de fevereiro. “O Dia C é um esforço extra para chamar atenção da população para que complete o esquema vacinal e se imunize contra esse vírus”, destaca o secretário Gustavo Boher.

Em todas as UPAs, a população pode se vacinar com as doses (primeira, segunda e dose acional), sem necessidade de agendamento prévio. É obrigatório comparecer com a Carteira de Vacinação e um documento com foto.

Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela promoverá neste domingo (27/3), o “Domingão da Vacinação”, nas Unidades Básicas de Saúde da Costa Sul, Barra Velha, Itaquanduba e Vila, das 8h às 16h. Poderão receber a aplicação da primeira e segunda dose, todos acima dos 5 anos de idade. Já a terceira dose será para os adultos com mais de 18 anos e adolescentes imunossuprimidos acima dos 12 anos.

Além disso, as UBS’s estarão aplicando a 4ª dose em idosos com 80 anos ou mais (quatro meses após a 3ª dose). A Secretaria de Saúde afirma que esta é a oportunidade para todos que ainda não tomaram ou estão em atraso com o esquema, atualizarem sua situação vacinal. “Temos em nossa cidade cerca de 13 mil faltosos. Está é a sua vez, não perca a oportunidade de se proteger. A Covid-19 não acabou”, ressalta Lúcia Reale, secretária de Saúde.

Ubatuba

De acordo com a Secretaria de Saúde, os índices da vacinação infantil ainda não são satisfatórios e precisam ser ampliados no município. Como medida de incentivo à vacinação, a secretaria preparou uma campanha especial de imunização contra a Covid neste domingo, dia 27.

Das 8h às 17h, as Unidades Básicas de Saúde do Ipiranguinha, Estufa II, Perequê-Mirim, Maranduba, Cícero Gomes e Perequê-Açú estarão abertas para vacinação de qualquer pessoa maior de 5 anos. Todas as doses serão aplicadas neste domingo para que a população complete o esquema vacinal. Idosos acima de 80 anos também poderão se imunizar com a 4ª dose, desde que tenham o intervalo de quatro meses desde a última vacinação contra a Covid.

Para se imunizar é preciso apresentar um documento com foto e número de CPF. Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Pessoas imunossuprimidas, acima de 12 anos, também necessitam apresentar laudo médico atualizado para a vacinação.



Últimas Notícias