Divulgação/PMSS

Chuva castiga Litoral Norte na chegada do outono; São Sebastião e Ubatuba foram as cidades mais atingidas



Postado em: 20/03/2022


A forte chuva registrada entre a noite de sábado (19) e a manhã de domingo (20) causou alagamentos em São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. A Defesa Civil do Estado havia emitido um alerta sobre a previsão de mau tempo na região.

Em São Sebastião, a Costa Sul foi a região mais atingida, com alagamentos em diversos bairros. Em Barra do Una, foi registrado um acumulado de 264 mm de chuva em 12 horas que, somado à maré alta, dificultou o escoamento das águas.

A situação é considerada sob controle, com as equipes da Prefeitura e parceiros que fazem parte do PLAMCON (Plano de Contingência da Defesa Civil) trabalhando nos incidentes decorrentes do clima.

O município não tem nenhuma pessoa ou família desalojada ou desabrigada. Há áreas alagadas. A região mais atingida foi a Costa Sul, onde houveram inundações em trechos de bairros, como Baleia Verde, Barra do Sahy e Barra do Una (Vila dos Mineiros). Também ocorreram quedas de árvores na rodovia SP-055 (Rio Santos), na altura de Toque-Toque-Pequeno, com rápida liberação da pista pela prefeitura.

A Defesa Civil, a SESEP e demais secretarias e órgãos envolvidos no PLAMCON seguem monitorando todo o município e incidentes. Até a manhã deste domingo, a Defesa Civil não teve ocorrências pelo 199.

Desde ontem, a Defesa Civil do município entrou em estado de atenção, devido ao alerta de chuvas intensas na região, que permanecem e devem elevar ainda mais  o acumulado.

De acordo com a Prefeitura, a Defesa Civil e Secretaria de Serviços Públicos estão em ação desde a noite de sábado e as equipes do Fundo Social e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social estão organizadas para auxiliar as pessoas que precisarem de atendimento emergencial.

O prefeito Felipe Augusto, em publicação em suas redes sociais, reforçou que não houve nenhuma ocorrência mais grave, “graças aos trabalhos preventivos que vêm sendo realizados ao longo dos anos por nossa gestão. Contudo, a chuva continua, e nossa atenção continua redobrada nos bairros da Costa Sul”.

Demais cidades

Diversos pontos de alagamento foram registrados em Ubatuba. Os bairros mais atingidos foram Itaguá, Sapê, Taquaral, Sumaré e Estufa, estes dois últimos devido ao transbordamento do Rio Tavares.

Nas últimas 24 horas, Ubatuba registrou 200mm de chuva e a grande quantidade de água deixou o município em estado de alerta, causando o alagamento de diversas ruas por toda a cidade e famílias desabrigadas. A chuva, acompanhada de ventos fortes, se intensificou durante esta madrugada e a Defesa Civil trabalha para amenizar os riscos à população.

Algumas ocorrências de quedas de árvores também foram registradas, mas de acordo com os órgãos de defesa do município não há trechos bloqueados. Até a manhã deste domingo (20), quatro famílias, num total de 22 pessoas, do bairro Parque Anchieta ficaram desabrigadas e estão sendo assistidas na escola municipal Padre José de Anchieta, na região central. A prefeita Flavia Pascoal acompanha os atendimentos aos desabrigados.

A Defesa Civil alerta que é extremamente importante que pessoas que se encontram em áreas de risco redobrem a atenção, principalmente, os que residem em áreas de encosta ou beirada de rio. Em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar os locais atingidos e nunca enfrentar enxurradas. A Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 199 ou (12) 3832-6604 ou (12) 3833-7270.

De acordo com diretor da Defesa Civil de Ubatuba, Ricardo Domingos Gil, todas as equipes estão nas ruas, juntamente com o Trânsito, Polícia Rodoviária e demais forças ligadas ao município, trabalhando para contornar os transtornos da chuva e monitorar a situação na cidade.

Em Ilhabela, foram registrados dois pequenos deslizamentos de terra próximos à Ilha das Cabras e a queda de uma árvore do Bairro do Camarão. As ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil e não houve vítimas.

Caraguatatuba não teve o registro de ocorrências por conta do temporal deste final de semana.



Últimas Notícias