João Cappa

Uma cidade na rota do turismo de casamento: segmento movimenta diversos setores da economia sebastianense



Postado em: 04/03/2024


O município de São Sebastião - que completa 386 anos no dia 16 de março - está na rota de um novo segmento de turismo, o de casamento. Casais que escolhem o visual paradisíaco das praias da cidade para celebrar o amor. Este é o tema da matéria no Especial Radar Litoral - Aniversário da Cidade. 

Um segmento que tem movimentado diversos setores da economia. São hotéis, restaurantes, buffets, floriculturas, espaços para festas e suas equipes, salões de beleza, lojas, entre outros.

De acordo com a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto, a cidade realiza uma média de 450 casamentos/ano. “É um segmento que gera emprego e renda para o munícipe, na baixa temporada”.

Cada casamento traz em média cerca de 100 convidados, que também usufruem dos atrativos turísticos da cidade. Os mais conhecidos são os chamados casamentos ‘pé na areia’, realizados nas praias sebastianenses especialmente nos finais de tarde, quando o pôr do sol dá o tom para eternizar o momento. Praias como Barra do Una, Juquehy, Boiçucanga, Maresias, Toque-Toque Pequeno Barequeçaba e Arrastão, estão entre os destaques.

Por sua vez, a prefeitura tem investido na divulgação do município como destino turístico e, o segmento dos casamentos, é um dos pontos abordados. A cidade participa de feiras especializadas do setor.

Houve crescimento no número de casamentos realizados na cidade. Muitas cerimônias são realizadas nos meses de março a novembro, durante a baixa temporada e gera emprego e renda para a cidade.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta), o mercado de festas e cerimônias cresceu nos últimos anos (antes da pandemia), atingido R$ 16,8 bilhões. A expectativa é de recuperação. O mesmo estudo mostrou que os gastos com festas e cerimônias de casamento apresentam crescimento anual médio de 10,4%.



Últimas Notícias