Corpo de Bombeiros completa 142 anos nesta quinta com ações voltadas à prevenção



Postado em: 09/03/2022


O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completa 142 anos nesta quinta (10/3) e a comemoração será com ações voltadas à prevenção. No Litoral Norte, as quatro cidades contam postos dos bombeiros, além do Grupamento de Bombeiros Marítmos (GBMar). 

São bases que contam com equipes preparadas para atendimento de emergências e estrutura com caminhões autobombas, viaturas de resgate e os principais equipamentos necessárias para as mais variadas ocorrências. O comando do Corpo de Bombeiros no Litoral Norte é do capitão Newton Krüger.

Neste dia de aniversário haverá distribuição de materiais educativos e entrevistas para veículos de comunicação. Tem o objetivo de educar, capacitar ou produzir mudanças de comportamento a fim de conscientizar a população sobre riscos dos incêndios em residências unifamiliares, levando em consideração a atividade fim do Corpo de Bombeiros de proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio.

Como evitar curto-circuito

Curto-circuito é um dos problemas mais comuns relacionados à instalação elétrica. Ele pode causar danos graves, como incêndios, choques e acidentes domésticos.

Desleixo e falta de cuidado com as instalações elétricas e o modo como você utiliza os aparelhos elétricos em sua casa, facilitam para que aconteçam acidentes e despesas inesperadas. Ações simples como ligar uma televisão, um ferro de passar ou colocar um celular para carregar na tomada podem gerar acidentes e colocar em risco a vida das pessoas, diante disso, o Corpo de Bombeiros orienta sobre os cuidados na utilização da energia elétrica no dia a dia.  Confira abaixo:

*Verifique o estado das instalações elétricas. Fios desencapados podem ser muito perigosos. Substitua as fiações antigas e desencapadas. Os fios devem ficar isolados em locais adequados, como canaletas e conduítes (tubos de plástico) e longe do alcance das crianças.

*Cuidado com adaptadores em tomadas, não exceda sua capacidade – Não use benjamins ou extensões. Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem ocasionar sobrecarga e curto-circuito na fiação;

*Utilize fusíveis e disjuntores. Eles são os responsáveis por proteger a instalação e os equipamentos conectados a ela, e por isso, podem evitar que um curto-circuito aconteça. Ao detectarem uma sobrecarga, eles interrompem a circulação de corrente elétrica, tentando evitar que algum problema aconteça no sistema.

*Nunca toque em um aparelho eletrônico com alguma parte do corpo molhada.

*Lembre-se, a prevenção é a melhor maneira de proteger sua casa e sua família.

*Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.



Últimas Notícias